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Les orientations pour les jeunes : ethos, scénographie et stéréotypes
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Palavras-chave

Orientações. Adolescentes. Ethos.

Como Citar

BRUNELLI, Anna Flora; FOSSEY, Marcela Franco; FURLAN, Marília Molina. Les orientations pour les jeunes : ethos, scénographie et stéréotypes. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 60, n. 1, p. 295–313, 2018. DOI: 10.20396/cel.v60i1.8649834. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649834. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho, com base nas reflexões que Dominique Maingueneau desenvolve sobre os aspectos enunciativos do discurso, analisamos o discurso de orientação para adolescentes, procurando apreender a imagem de adolescente que o discurso projeta. Mais exatamente, considerando certos mecanismos enunciativos que caracterizam esse discurso, analisamos o ethos do enunciador e a cenografia em que emerge. A análise revela que o fiador, inserido em cenografias de uma conversa informal, está relacionado a um ethos jovial. Além disso, a análise revela que, nesse discurso, a imagem do enunciatário, considerado essencialmente como um jovem inseguro e imaturo, prevalece sobre a do enunciador.
https://doi.org/10.20396/cel.v60i1.8649834
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