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Corpo-em-arte: performance
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Palavras-chave

Quadro cênico. Corpo. Sujeito. Performance.

Como Citar

SALLES, Atilio Catosso. Corpo-em-arte: performance. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 60, n. 3, p. 743–757, 2018. DOI: 10.20396/cel.v60i3.8650355. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650355. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

Esta pesquisa, filiada ao domínio teórico da escola francesa da Análise de Discurso, tem interesse em investigar a articulação sujeito/corpo/arte. Para tanto, o corpus discursivo é constituído de uma performance intitulada “The artist is present”, produzida pela artista Marina Abramovic, no MoMa, em 2010. Interessa, pois, pensar como se dá o trabalho de compreensão de uma performance, perguntando pelos sentidos que tomam corpo e tomam O corpo do sujeito. Nas discursividades analisadas, o movimento dos sentidos, do sujeito com o seu olhar e o seu corpo, em um território (espaço-histórico-social), determina sentidos possíveis, em posições discursivas possíveis, funcionando como espessura material significante. Uma espessura material que é estrutural, simbólica e formulada como linguagem.
https://doi.org/10.20396/cel.v60i3.8650355
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Referências

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