Corpo-em-arte: performance

Autores

  • Atilio Catosso Salles Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.20396/cel.v60i3.8650355

Palavras-chave:

Quadro cênico. Corpo. Sujeito. Performance.

Resumo

Esta pesquisa, filiada ao domínio teórico da escola francesa da Análise de Discurso, tem interesse em investigar a articulação sujeito/corpo/arte. Para tanto, o corpus discursivo é constituído de uma performance intitulada “The artist is present”, produzida pela artista Marina Abramovic, no MoMa, em 2010. Interessa, pois, pensar como se dá o trabalho de compreensão de uma performance, perguntando pelos sentidos que tomam corpo e tomam O corpo do sujeito. Nas discursividades analisadas, o movimento dos sentidos, do sujeito com o seu olhar e o seu corpo, em um território (espaço-histórico-social), determina sentidos possíveis, em posições discursivas possíveis, funcionando como espessura material significante. Uma espessura material que é estrutural, simbólica e formulada como linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atilio Catosso Salles, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí.

Referências

ABRAMOVIC, Marina. Doc. The Artist Is Present, 2010.

BADIOU, Alain. Elogio ao amor; tradução Dorothée de Bruchard – Sâo Paulo: Martins Fontes, 2013.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Trad. Suely Rolnik. São Paulo: Ed.34, 1997.

GOIFMAN, Kiko. Território Vermelho [documentário–vídeo]. Produção de Jurandir Muller, direção de Kiko Goifman, São Paulo, 2004.

ORLANDI, Eni Puccinelli. “Sentidos em fuga: efeitos da polissemia e do silêncio”. In: Sujeito, sociedade, sentidos. Guilherme Carrozza; Mirian dos Santos; Telma Domingues da Silva. (Orgs.) Campinas: Editora RG, 2012.

ORLANDI, Eni Puccinelli. “Textualização do corpo: a escritura de si”. In: Cidade dos Sentidos. Campinas: Pontes, 2004. 159 p.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 3. ed. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, [2007- 1997] 1995-1999.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Coreografar: inscrever significativamente o corpo no espaço. In.: Interfaces da dança para pessoas com deficiência/ organizadores: Eliana Lúcia Ferreira, Maria Beatriz Rocha Ferreira, Vera Aparecida Madruga Forti. Campinas: CBDCR, 2002.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Dança e Discurso. In.: Anais do I Simpósio Internacional Dança em Cadeira de Rodas; 2001: Campinas, SP UNICAMP, Curitiba: ABRADECAR, 2001.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. 3. ed. Campinas-SP: Pontes, [1990-2002-2008].

PÊCHEUX, Michel. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cad. Est. Ling., Campinas, jul./dez. 1990.

PÊCHEUX, Michel. 1978) Só há causa daquilo que falha ou o inverno político francês: início de uma retificação Em: Pêcheux, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio, Campinas: Ed. Unicamp, [1997-2009].

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1999. (p. 55-64).

PHELAN, Peggy. A ontologia da performance: representação sem reprodução. Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa: Edição Cosmos, n. 24, p.171-191, 1997.

PLUCHART, François. L’art corporel. Paris: Images 2, 1983.

RODRIGUES, Eduardo Alves. Uma leitura da cena contemporânea: o flashmob como metáfora da relação entre silêncio e linguagem. Seminário de Estudos em Análise do Discurso (5.: 2011: Porto Alegre, RS) Anais do V SEAD – Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrênico] – Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2011. Comissão Organizadora do V SEAD: Maria Cristina Leandro Ferreira, Freda Indursky e Solange Mittmann. Organização dos Anais: Solange Mitimann e Dulce Beatriz Mendes Lassen. Disponível em: http//www.analisedodiscurso.ufrgs.br/anaisdosead/sead5.html. ISSN 2237-8146.

ROLNIK, S. Cartografia Sentimental. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? Revista O Percevejo, Tradução Dandara, Rio de Janeiro: UNI-RIO, ano 11, 2003, p.25-50.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

SALLES, A. C. Corpo-em-arte: performance. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 60, n. 3, p. 743–757, 2018. DOI: 10.20396/cel.v60i3.8650355. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650355. Acesso em: 26 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos