Banner Portal
A compreensão da cultura pelo ato responsável e pela alteridade da palavra dialógica
PDF

Palavras-chave

Cultura. Alteridade. Ato responsável. Dialogia. Encontro de palavras.

Como Citar

PAJEÚ, Hélio Márcio; MIOTELLO, Valdemir. A compreensão da cultura pelo ato responsável e pela alteridade da palavra dialógica. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 60, n. 3, p. 775–794, 2018. DOI: 10.20396/cel.v60i3.8652007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8652007. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A compreensão da cultura como orbe simbólico do homem em interação com seu outro faz com que os contextos cotidianos tomem lugar nas reflexões sobre essa temática, promovendo um novo conjunto teórico para se compreender as ações e interações do homem no seu horizonte social. É por essas veredas que Bakhtin e o Círculo, em seu plano epistemológico, compreendem a cultura sob um caráter sui generis, discutindo-a sob a perspectiva da alteridade e das relações dialógicas como o espaço de vivência do ato ético na esfera cotidiana e da consolidação da estética, bem como a estância dos entraves sociais, posto que para esse ele a cisão entre a vida e a cultura torna esses dois domínios objetificados, categoricamente fechados: o mundo da cultura e da vida. Destarte, este trabalho configura uma discussão teórica que pretende refletir a concepção de cultura a partir dos postulados bakhtinianos na sua relação com a vida, vista sob o princípio da alteridade, da responsabilidade e da palavra outra em sua forma mais dialógica.

https://doi.org/10.20396/cel.v60i3.8652007
PDF

Referências

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução Yara Frateschi. São Paulo: Hucitec/Brasília: Ed. UnB, 2008. 420 p.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João, 2010.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Aurora FornoniBernadini, et al (Trad.). 6 ed. São Paulo: Hucitec, 2010a. (Linguagem e Cultura; v.18).

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13 ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BOFF, Leonardo. Ética da Vida. 2ª ed. Brasília: Letraviva, 2000.

GARDINER, M. O carnaval de Bakhtin: a utopia como crítica. p. 211-255. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I (org). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

GERALDI, J. W. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GERALDI, J. W. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: GEGE. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. p. 19-39.

GERALDI, J. W. O mundo não nos é dado, mas construído. In: VOLOCHÍNOV, V. N. (do Círculo). A construção da enunciação e outros ensaios. Org., Trad. e Notas João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. p. 7-27.

GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO – GEGE. Palavras e contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro e João Editores, 2009.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.

HALL, S. Notas sobre a desconstrução do popular. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 231-247.

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

MACHADO, I. A teoria do romance e a análise estético-cultural de M. Bakhtin. São Paulo, Revista USP, mar. 1990.

MIOTELLO, V. Ideologia. p. 167-176. In: BRAIT, B. (org). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010. 4 ed. 3 reimpressão.

MIOTELLO, V. Os discursos hegemônicos são turbulentos. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso. Quimera e a peculiar atividade de formalizar a mistura do nosso café com o revigorante chá de Bakhtin. São Carlos: GEGE, 2004. p.63-74.

MIOTELLO, V.; MOURA, M. I. Alargando os limites da identidade (apresentação). In: GEGE. A escuta como lugar do diálogo: alargando os limites da identidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: [s.n.], 1985. 148 p.

PETRILLI, S. Em outro lugar e de outro modo: filosofia da linguagem, crítica literária e teoria da tradução em, em torno e a partir de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João, 2013.

PONZIO, A. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. In: BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. p. 9-40.

PONZIO, A. Procurando uma palavra outra. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.

PONZIO, A. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Coordenação de tradução Valdemir Miotello. São Paulo: Contexto, 2008.

PONZIO, A. No círculo com Mikhail Bakhtin. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello, Hélio M. Pajeú, Carlos A. Turati e Daniela M. Mondardo. São Carlos: Pedro & João, 2013.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. São Paulo: Mercado das Letras, 2009. (Ideias sobre linguagem).

SOUZA, G. T. A construção da metalingüística (fragmentos de uma ciência da linguagem na obra de Bakhtin e seu círculo). 2002. 167 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

SUASSUNA, A. Iniciação à estética. Recife: Ed. Universitária, 1979.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social critica na era dos meios de comunicacao de massa. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VOLOCHÍNOV, V. N. (do Círculo). A construção da enunciação e outros ensaios. Org., Trad. e Notas João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.