O ethos discursivo na cena enunciativa da propaganda oficial do governo do estado do Pará (2011 – 2014): a tensão entre inclusão e exclusão na cena espetacular

Palavras-chave: ethos discursivo, situação de locução, propaganda oficial de Estado

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir questões relativas à noção de ethos discursivo na cena enunciativa de anúncios-filmes veiculados como propaganda oficial do governo do estado do Pará entre os anos de 2011 e 2014, sob a gestão do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Para tanto, baseamo-nos na noção de ethos conforme Maingueneau (2008a, 2008b, 2011, 2013, 2014), que a entende como um modelo de sociabilidade ideal que se impõe discursivamente a enunciadores e coenunciadores na interação. Em um corpus de 52 anúncios-filmes, analisamos a dêixis de pessoa nas situações de locução, baseados em Ducrot (1987) e em Brandão (1998), bem como a relacionamos à constituição de um mundo ético proposto que emerge na cena de enunciação. Concluímos que estes anúncios são estruturados por uma locução que privilegia a alternância entre fiadores cujas falas se estabelecem sobre formas pronominais que conduzem à leitura de uma voz impessoal e de uma voz pessoal, vinculadas à instância política e à instância cidadã, conforme Charaudeau (2013a), na interação entre posições sujeito no campo político. O ethos discursivo constituído na propaganda oficial do Estado se assenta sobre representações estereotipadas para forjar o efeito de inclusão cidadã, ao mesmo tempo em que indicia um posicionamento cujo mundo ético se revela excludente da diversidade de posições que implica o confronto entre as instâncias no campo político.

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Biografia do Autor

Diego Michel Nascimento Bezerra, Universidade Estadual de Campinas

Desde 2017, estuda doutorado em Linguística no programa de pós-graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP). Trabalha nas seguintes linhas de pesquisa: (i) Linguagem, história e conhecimento; (ii) Funcionamento do discurso.

Fátima Cristina da Costa Pessoa, Universidade Federal do Pará

Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, especificamente em Análise do Discurso, atuando principalmente na interface linguagem, discurso e trabalho. Foi Diretora Adjunta do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA no período entre 2010 a 2018. Já atuou como coordenadora do Curso de Letras na modalidade a distância, no período entre 2008 a 2010. É integrante do Grupo de Trabalho da ANPOLL Linguagem, Enunciação e Trabalho e exerceu a função de coordenadora deste grupo no biênio 2014-2016.

Referências

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PARÁ em obras 09. Direção: Aladim Júnior. Produção: Pablo Sá. Belém: Griffo, 2014. 1 vídeo (30 seg), DVD, son., color.

GOVERNO 2011 03. Direção: Zé Paulo Vieira da Costa. Produção: Paulo Renato Pinheiro. Belém: Griffo, 2011. 1 vídeo (30 seg), DVD, son., color.

GOVERNO 2012 2. Direção: Zé Paulo Vieira da Costa. Produção: Rodrigo Cardoso. Belém: Griffo, 2012. 1 vídeo (30 seg), DVD, son., color.

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PACTO pelo Pará 34. Direção: Zé Paulo Vieira da Costa. Produção: Pablo Sá. Belém: Griffo, 2013. 1 vídeo (30 seg), DVD, son., color.

PACTO pelo Pará 22. Direção: Zé Paulo Vieira da Costa. Produção: Pablo Sá. Belém: Griffo, 2013. 1 vídeo (30 seg), DVD, son., color.

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Publicado
2019-08-15
Como Citar
Bezerra, D. M. N., & Pessoa, F. C. da C. (2019). O ethos discursivo na cena enunciativa da propaganda oficial do governo do estado do Pará (2011 – 2014): a tensão entre inclusão e exclusão na cena espetacular. Cadernos De Estudos Lingüísticos, 61, 1-18. https://doi.org/10.20396/cel.v61i0.8655012
Seção
Dossiê Ethos discursivo em diversas dimensões