Ethos discursivo e cenografias no discurso político

uma análise das cartas abertas de Lula no período pré-eleitoral em 2002 e 2018

Palavras-chave: Discurso político, Carta aberta, Ethos discursivo, Cenografia.

Resumo

O presente artigo procura observar a construção de cenografias e ethos discursivo e em duas cartas abertas de autoria do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, publicadas em 2002 e 2018, ambas com finalidade eleitoral em contextos de candidatura à Presidência do Brasil. Por meio da teorização de Dominique Maingueneau sobre as cenas da enunciação e o ethos discursivo, as cartas foram analisadas, comparando-se os recursos utilizadas na construção de imagens públicas do político Lula, de seus interlocutores e de seus adversários, assim como na representação de temporalidades da vida política nacional. Observam-se diferenças importantes nas estratégias utilizadas, sobretudo quanto ao ethos e ao público visados, já que as cartas atendem a interesses e funções distintas em cada contexto, tendo o gênero um lugar consolidado na vida política contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Maria Costa Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo.

Annelise Carvalho Soutto Mayor de Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Letras - Português pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Referências

AMOSSY, Ruth. Apologia da polêmica. São Paulo: Contexto, 2017.

AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2011.

MAINGUENEAU, Dominique. Retorno crítico sobre o ethos. In: BARONAS, ROBERTO Leiser; MESTI, Paula Camila; CARREON, Renata de Oliveira (Orgs.). Análise do discurso: entorno da problemática do ethos, do político e de discursos constituintes. Campinas: Pontes, 2016. p. 13-33.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2013.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo, Parábola, 2008a.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008b.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Raquel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008c. p. 11-29.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise do discurso: uma entrevista com Dominique Maingueneau. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v. 4, n. 6, p. 01- 06, mar. 2006. Tradução de Gabriel de Ávila Othero.

SILVA, Renata. Linguagem e ideologia: embates teóricos. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 9, n. 1, p. 157-180, jan./abr. 2009.

Publicado
2019-08-15
Como Citar
Almeida, J. M. C., & Campos, A. C. S. M. de. (2019). Ethos discursivo e cenografias no discurso político. Cadernos De Estudos Lingüísticos, 61, 1-11. https://doi.org/10.20396/cel.v61i0.8655043
Seção
Dossiê Ethos discursivo em diversas dimensões