Apresentação do dossiê “Ethos discursivo em diversas dimensões”

Palavras-chave: Ethos, Ethos discursivo, Linguística.

Resumo

Este dossiê temático, “Ethos Discursivo em diversas dimensões”, é parte do volume 61 (2019) da Cadernos de Estudos Linguísticos e celebra os dez anos da publicação de Ethos discursivo (São Paulo, Contexto), o primeiro dossiê sobre o tema no Brasil, organizado por um coletivo que daria origem, no mesmo ano, ao Centro de Pesquisa FEsTA – Fórmulas e estereótipos: teoria e análise, sediado no IEL, Unicamp. Tal celebração se justifica pela patente produtividade desse conceito, que tem hoje espraiamentos epistemológicos suscitados por diversos objetos discursivos postos sob análise. Os quinze artigos aqui reunidos confirmam essa produtividade e esse espraiamento, mostrando que estão ligados, entre outras coisas, às questões da circulação dos discursos em ambiente digital, que se caracteriza sobretudo pela demanda de produção de autoimagens, imprescindíveis nas dinâmicas de interlocução hegemônicas no atual período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Raquel Motta, Universidade Estadual de Campinas

Professor Assistente Doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutoranda do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp.

Luciana Salazar Salgado, Universidade Federal de São Carlos

Professora associada no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas.

Sirio Possenti, Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr. do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

Referências

-
Publicado
2019-08-29
Como Citar
Motta, A. R., Salgado, L. S., & Possenti, S. (2019). Apresentação do dossiê “Ethos discursivo em diversas dimensões”. Cadernos De Estudos Lingüísticos, 61, 1-4. https://doi.org/10.20396/cel.v61i0.8656405
Seção
Apresentação