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Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua
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Keywords

Hesitação. Aquisição da Linguagem. Discurso.

How to Cite

CHACON, Lourenço; VILLEGA, Cristyane Camargo Sampaio. Hesitações na fala infantil: indícios da complexidade da língua. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 54, n. 1, p. 81–98, 2012. DOI: 10.20396/cel.v54i1.8636973. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636973. Acesso em: 3 jul. 2024.

Abstract

O objetivo do presente estudo é identificar características do funcionamento das hesitações na produção oral de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. O material foi extraído de gravações (individuais) em áudio de uma narrativa estruturada como uma parlenda por 26 crianças entre 5-6 anos de idade. Cinco juízes fizeram a identificação dos pontos de hesitação em cada gravação bem como das marcas com as quais as hesitações se mostraram: pausas silenciosas; repetições hesitativas; interrupções; e alongamentos hesitativos. Considerado o plano mais global da narrativa, 80,66% dos pontos de hesitação ocorreram em situações em que se combinavam mudanças: de estruturação rítmica dos versos; de posicionamento do narrador; e de tempo e modo verbais. Complementarmente, a estrutura interna dos versos em que se deram essas mudanças era construída com palavras de configuração fonológica complexa para os padrões de fala infantil. Os 19,34% restantes de pontos de hesitação ocorreram em situações mais estáveis, tanto do ponto de vista da composição global da narrativa quanto da estrutura interna de seus versos. Esses versos caracterizavam-se por: repetição de estrutura rítmica; apresentação do conflito e do desfecho da narrativa; palavras de estrutura fonológica menos complexa para o vocabulário infantil. O aspecto não-casual, não-aleatório desses pontos reforça, portanto, a visão de que as hesitações indiciam negociações do sujeito com os outros constitutivos do (seu) discurso, já que ocorreram, privilegiadamente, em pontos nos quais co-ocorrências menos esperadas da própria língua se mostraram como um outro turbulento para as crianças.

https://doi.org/10.20396/cel.v54i1.8636973
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