Banner Portal
Working memory and speech performance in a picture description task with repetition
PDF

Palavras-chave

Working Memory Capacity. L2 Speech Performance. Gains in Complexity. Task Repetition.

Como Citar

FINARDI, Kyria. Working memory and speech performance in a picture description task with repetition. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 50, n. 2, p. 135–148, 2011. DOI: 10.20396/cel.v50i2.8637227. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637227. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este estudo parte do pressuposto de que falar um segundo idioma (L2) é uma habilidade cognitiva complexa executada dentro dos limites da capacidade de memória de trabalho (CMT) responsável pela manutenção e processamento simultâneo de informação durante a execução de tarefas complexas. Na memória de trabalho (MT) há uma compensação entre suas funções de processamento e manutenção de informação assim como na produção oral de L2 há evidência de uma compensação entre os objetivos da produção oral, quais sejam, a fluência, acurácia, complexidade e densidade lexical (Fortkamp, 2000; D’ Ely, 2006). Bygate (2001b) encontrou evidência de que na repetição de uma tarefa oral há ganhos em termos de complexidade da fala às custas das outras dimensões da produção oral. Este estudo investigou se a (CMT) está relacionada com os ganhos na produção oral de L2 na repetição, ou seja, se os participantes com maior CMT ganhariam mais em termos de produção oral de L2 nesta condição. Os resultados mostram que houveram ganhos na produção oral em termos de complexidade de fala, acrescentando evidência para o estudo de Bygate (2001b) e esses ganhos parecem ter sido alcançados às custas, especialmente da acurácia da fala. Devido ao pequeno número de participantes (12), não houve variação em termos de amplitude de MT, tendo a maior parte dos participantes sido enquadrados num nível intermediário. A fim de se achar significância estatística é preciso ter um grupo de participantes com ampla variação de amplitude de CMT, permitindo, assim, a divisão do grupo entre altos e baixos. O uso dessa técnica não foi possível neste estudo devido à pouca variação de amplitude de memória de trabalho e portanto a correlação entre a CMT e os ganhos na produção oral de L2 na repetição não puderam ser estabelecidos.

 

https://doi.org/10.20396/cel.v50i2.8637227
PDF

Referências

ANDERSON, J.R. (1995). Learning and Memory. Singapore: Wiley. Capitulo 9.

ASHCRAFT, M. ( 1994). Human memory and Cognition. New York: Harper Collins. Capitulos 1 e 2.

BADDELEY, A.D. & LOGIE, R.H. (1999). The multiple-component model. Em Akira Miyake & Priti Shah (Eds.), Models of working memory: Mechanisms of active maintenance and executive control. New York, NY: Cambridge University Press.

BYGATE, M. (1998). Theoretical perspectives on speaking. Annual Review of Applied Linguistics, 18,20-42.

BYGATE, M. (2001). Speaking. In: The Cambridge Guide to Teaching English to Speakers of Other Languages. Ed. Carter, R. & Nunan, D. Chapter 2. Cambridge: Cambridge University Press. (14-20).

BYGATE, M. (2001b). Effects of task repetition on the structure and control of oral language. In Bygate, M., Skehan, P. & Swain, M. (2001). (Eds). Researching pedagogic tasks – second language learning and testing. Longman.

DANEMAN, M. e GREEN, I. (1986). Individual differences in producing and comprehending and producing words in context. Journal of Memory and Language, 25, 1-18.

DANEMAN, M. (1991). Working memory as a predictor of verbal fluency. Journal of Psycholinguistic Research, 20, 445-464.

DE BOT, K. (1992). A bilingual production model: Levelt’s speaking model adapted. Applied Linguistics, 13, pp. 1-24.

D’ELY, R. (2003). Do task planning and task repetition enhance learners’ second language performance? An empirical study. Trabalho de pesquisa nao publicado. UFSC.

D’ELY, R. (2004). A focus on learners’ metacognitive processes: strategic planning, repetition and planning for repetition as catalysts of interlanguage development. Trabalho de pesquisa nao publicado. UFSC.

D’ ELY, R. et al. (2005). Memória de trabalho e desempenho em tarefas em L2. Revista brasileira de Lingüística Aplicada, 5, (2), 189-230. Belo Horizonte.

D’ELY, R. (2006). A focus on learners´ metacognitive processes: the impact of strategic planning, repetition, strategic planning plus repetition and strategic planning for repetition on L2 oral performance. Tese de doutorado. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

FORTKAMP, M.B.M. (1995). Working memory capacity and aspects of L2 speech production. Communication and Cognition, v.32, p. 259-296.

FORTKAMP, M.B.M. (2000). Working memory capacity and L2 speech production: an exploratory study. Tese de doutorado. Florianópolis: pós-graduação em Inglês e Literatura Correspondente, UFSC.

FOSTER, P. e SKEHAN, P. (1996). The influence of planning and task type on second language performance. Studies in Second language acquisition, 18, pp.299-323.

IWASHITA, N.; McNAMARA, T, e ELDER, C. (2002). Can we predict task difficulty in an oral proficiency test? Exploring the potential of an information processing approach to task design. Language Learning, 51:3, pp.401-436.

LEVELT, W.J.M. (1989). Speaking: From intention to articulation. Cambridge, M.A.: Bradford/MIT press.

MIYAKE, A. e SHAH, P. (1999). Toward a unified theory of working memory: emerging general consensus, unresolved theoretical issues, and future research directions. EM A. Miyake & P. Shah (Eds), Models of working memory: mechanisms of active maintenance and executive control, (pp.442-481).

ROBINSON, P. (1995). Aptitude, awareness, and the fundamental similarity of implicit and explicit second language learning. Em R. Schmidt (Ed), Attention and awareness in foreign language learning (pp.303-357). Honolulu, Hawaii: University of Hawaii, Second Language Teaching & Curriculum Center.

SKEHAN, P. (1996). A framework for the implementation of task-based instruction. Applied Linguistics, 17, pp.38-6.

SKEHAN, P. (1998). A Cognitive Approach to Language Learning. Oxford: Oxford University Press.

WEISSHEIMER, J. e FORTKAMP, M.B.M. (2004). The effects of practice and strategy use on L2 working memory capacity and fluency. Trabalho de pesquisa nao publicado. UFSC.

WEISSHEIMER, J. (2006). Working memory capacity and the development of L2 speech production – an exploratory study. Trabalho de pesquisa nao publicado. UFSC.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.