Resumo
Este trabalho enfoca os dêiticos locativos ‘aqui’ e ‘lá’ no discurso político, a partir de dados vídeogravados do português brasileiro. Com base no arcabouço teórico da Linguística Cognitiva, a análise conjuga construtos associados à Teoria dos Espaços Mentais e à Gramática Cognitiva, retomando a noção de Integração Conceptual (FAUCONNIER & TURNER, 2002), e a noção a ela relacionada de Integração Experiencial (AUCHLIN, 2013), bem como a operação de construal, a partir de um de seus desdobramentos em termos do conceito de focalização, baseado na dicotomia figura-fundo (LANGACKER, 1991, 2008, 2013). Com o objetivo de caracterizar o significado emergente no espaço-mescla, investiga-se a articulação entre usos dos dêiticos ‘aqui’ e ‘lá’ e configurações gestuais concomitantes. Os resultados da análise evidenciam que usos discursivos desses dêiticos emergem da integração entre um espaço de input conceptual, correspondente à estrutura linguística do dêitico, e um espaço de input experiencial, referente a configurações gestuais específicas. A integração desses espaços permite que o falante selecione trechos de seu discurso para colocar em proeminência.Referências
AUCHLIN, A. Prosodic Iconicity and Experiential Blending. In: HANCIL, S. (Ed.) Prosody and Iconicity. Amsterdam: John Benjamins, 2013.
AVELAR, M. O papel dos gestos de apontar na construção da dêixis multimodal: dos usos concretos aos usos abstratos. Revista LinguíStica, v. 1, n. 12, 2016, p.161-176.
BRESSEM, J. et al. A liguistic perspective on the notation of form features in gestures. In: MÜLLER, C. et al (Eds.) Body – Language – Communication: An International Handbook in Multimodality in Human Interaction. Berlin, New York: Mouton de Gruyter. 2013, p. 1079-1099.
CIENKI, A. Image Schemas and Gestures. In: HAMPE, B; GRADY, J. (Eds.). From Perception to Meaning: Image Schemas in Cognitive Linguistics. Berlin, New York: Mouton de Gruyter. 2005, p. 421-442.
FAUCONNIER, G. e TURNER, M. The way we think; conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basic Books, 2002.
HOPPER, P e THOMPSON, S. Transitivity in grammar and discourse. Language 56, 1980, 251-299.
HUTCHINS, E. Material anchors for conceptual blending. Journal of Pragmatics 37, 2005, 1555-1577.
KENDON, A. Gesture: visible action as utterance. Cambridge: Cambridge University Press.
LANGACKER, R. Foundations of Cognitive Grammar (Descriptive Applications), v. II. Stanford: Stanford University Press, 1991.
LANGACKER, R. Cognitive Grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, 2008.
LANGACKER, R. Essentials of Cognitive Grammar. Oxford: Oxford University Press, 2013.
LEVINSON, S. Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
MARMARIDOU, S. Pragmatic meaning and cognition. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Co, 2000.
MC NEILL, D. Hand and Mind: What Gestures Reveal about Thought. Chicago: Chicago University Press, 1992.
MC NEILL, D.; CASSELL, J; LEVY, E.T. Abstract deixis. Semiotica, v. 95, n.1. Berlin: Walter de Gruyter, 1993, p. 5-19.
MIRANDA, M. A. A emergência de metáforas multimodais no discurso político-eleitoral: análise de variáveis verbais, prosódicas e gestuais em debates de segundo turno às eleições presidenciais de 2010. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Letras, PUC Minas, 2013.
TUGGY, D. Schemacity. In: GEERAERTS, D; CUYCKENS, H. The Oxford Handbook of Cognitive Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2007, p. 82-116.
TURNER, M. Conceptual Integration. In Geeraerts, D. & Cuyckens, H. (eds.). The Oxford Handbook of Cognitive Linguistics, 2007, 377-393.
SLOETDJES, H., & WITTENBURGH, P. ELAN. Version 4.8.1, retrievied 20 November 2014 from http://tla.mpi.nl/tools/tla-tools/elan/ by Max Planck Institute for Psycholinguistics, The Language Archive, Nijmegen, The Netherlands, 2008.
O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.