Banner Portal
Socionomástica comercial
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Onomástica comparada
Toponomástica
Socionomástica
Crematónimos

Como Citar

FERNÁNDEZ JUNCAL, Carmen; SEIDE, Márcia Sipavicius. Socionomástica comercial: uma análise comparativa. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022010, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8665736. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8665736. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma investigação na área de Onomastics Comparativos cujo objetivo é contrastar dois repertórios onomasticos de línguas e culturas próximas. Realizamos uma análise comparativa que compara os crematórios que designam lojas de vestuário e acessórios e os locais de restauração de duas sintoxicações: a cidade espanhola de Castro e a cidade brasileira de Marechal Cândido Rondon. A análise dos dados considerou os seguintes parâmetros: escopo de origem e linguagens utilizadas, critérios da denominação e estrutura dos crematórios. Os resultados convergentes confirmam a influência da globalização, o prestígio da língua inglesa e a descrição e sugestão como os critérios de palavra mais destacados. Os resultados divergentes indicam que há maior propensão ao primeiro procedimento pela localidade brasileira e ao segundo pela localidade espanhola. Isso leva a uma maior preferência por sitagmas nominais nos usos brasileiros, o que contrasta com o uso de outros tipos de estruturas nos crematórios da cidade espanhola.

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8665736
PDF (Español (España))

Referências

AMARAL, Eduardo Tadeu Roque; SEIDE, Márcia Sipavicius. Nomes próprios de pessoa: introdução à antroponímia brasileira. São Paulo: Blucher, 2021.

BAUER, Gerhard. Namenkunde des Deutschen. Bern/Frankfurt: Peter Lang, 1985.

REYES CONTRERAS, Miguel. Acercamiento onomástico al nombre de las bandas de Heavy Metal. Onomástica Desde América Latina, n.3, v.2, janeiro - junho, p. 59 – 81, 2021. ISSN 2675-2719. https://doi.org/10.48075/odal.v0i0.26062

DELGADO VIÑAS, C. Los procesos de metropolitanización dispersa: Castro Urdiales (Cantabria) en la región urbana de Bilbao. Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, 78, p. 474-517, 2018.

FERNÁNDEZ JUNCAL, Carmen. El paisaje lingüístico de un área urbana de transición del español y el vasco: identidades y símbolos. Bulletin Hispanique, tome 122, p. 325-343, 2020.

FERNÁNDEZ JUNCAL, Carmen. Los nombres de marca: disponibilidad léxica y caracterización. RILCE, Revista del Instituto de Lengua y Cultura Española. 37-1, p. 223-246, 2021a.

FERNÁNDEZ JUNCAL, Carmen. Entre crematónimos y topónimos. Los nombres de comercios. Boletín de Filología, LV (2), p. 345-367, 2021b.

FREIRE, Ana Lucy Oliveira. O desenvolvimento do comércio e a produção do espaço urbano. Geotextos, v.6, n. 2, p.11-32, 2010.

FRIEDRICH, Patricia. English in advertising and brand naming: sociolinguistic considerations and the case of Brazil. English Today 18:3, p.21-28, 2002

GALKOWSKI, Artur. La nature idiosyncrasique des chrématonymes. En J. Tort i Donada y M. Montagut i Montagut (Eds.). Els noms en la vida quotidiana. Actes del XXIV Congrés Internacional d’ICOS sobre Ciències Onomàstiques. Barcelona: Generalitat de Catalunya, pp. 150-58, 2014. Disponible en: http://www.gencat.cat/llengua/BTPL/ICOS2011/019.pdf. Acceso el: 10 de mayo de 2019.

GUIMARÃES, E. A semântica do Acontecimento. Pontes: Campinas, 2002.

LÓPEZ FRANCO, Yolanda Guillermina. Las relaciones intercategoriales e intracategoriales en antroponimia. El caso de los nombres de pila en francés de Francia y en español de México.Onomástica Desde América Latina, n.1, v.1, janeiro – junho, p. 222 –247, 2020. ISSN 2675-2719 https://doi.org/10.48075/odal.v1i1.24169

MARTINS, Nilce Sant´Anna. Introdução à Estilística. São Paulo. T.A Queiroz Editor, 1997.

MARTINY, Franciely Maria. O discurso de germanidade reproduzido pelo poder público em Marechal Cândido Rondon. Entretextos, Londrina, v. 15, n. 2, p. 95-108, jul./dez. 2015.

PETTY, Ross D. Towards a Modern History of Brand Marketing Where Are We Now? Alternatives and Deviations in Marketing History: Proceedings of the 16th Biennial Conference on Historical Analysis and Research in Marketing, Neilson, Leighann C., ed. Copenhagen, Denmark: CHARM Association, p. 210-220, 2013. Disponible en: https://ojs.library.carleton.ca/index.php/pcharm/article/view/1398. Acceso el: 21 de mayo de 2021.

SANTOS, Sandra Maria da Conceição; SANTOS, Cezar Alexandre Neri. O Glamour da/na língua: estilização ortográfica na onomástica comercial do sertão nordestino. Papéis, Campo Grande, MS ,Vol. 24 ,Nº Especial, p. 200-213, 2020. Disponible en: https://seer.ufms.br/index.php/papeis/article/download/12400/8743/. Acceso el: 21 de mayo, 2021

SEIDE, Márcia Sipavicius; LUCAS, Patrícia. Os topônimos comerciais da cidade de Naranjal, Paraguai. Confluência 54, p. 164-195, 2018.

SHIAO-YUN, Chiang. Interformative meaning of signs: brand naming and globalization in China. Social Semiotics 19:3, p. 329-344, 2009.

SJÖBLOM, Paula. A cognitive approach to the semantics of proper names. Onoma v.41, p. 63-82, 2006 DOI 10.2143/ONO.41.0.2119611. Disp. en Peeters Online Journals. Acceso el 8 de marzo de 2021.

VAN LANGENDONCK, Willy. Theory and Typology of Proper Names. Mouton de Gruyter, Berlin, 2007.

WALKOWIAK, Justyna B. Foreign branding in Poland: Chrematonyms and anthroponyms. Proceedings of ICONN 2. Ed. Oliviu Felecan. Cluj-Napoca: Editura Mega y Editura Argonaut, p. 218-227, 2013.

WEITMAN, S. Some Methodological Issues in Quantitative Onomastics, Names, 29:3, p.181-196, 1981.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.