Banner Portal
O QUE SE FALA E O QUE SE DIZ NA - E SOBRE A - TERAPIA (DE LINGUAGEM) DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

LEVY, Ivone Panhoca. O QUE SE FALA E O QUE SE DIZ NA - E SOBRE A - TERAPIA (DE LINGUAGEM) DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 16, p. 31–45, 2012. DOI: 10.20396/cel.v16i0.8636749. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636749. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumen

-
https://doi.org/10.20396/cel.v16i0.8636749
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALBANO, E. Fazendo sentido do Som. Trabalho apresentado no II Encontro Nacional de Fonética e Fonologia, Brasília, 1986.

ARANTES, L. e RUBINO, R. A Dimensão Patológica da Linguagem: Um Apelo à Investigação Científica na Fonoaudiologia. Cadernos Distúrbios da Comunicação. Série Linguagem. PUC, SP., 1985, 2, 99-108.

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral. Editora Nacional, Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.

BERGER, J. e CUNNlNGHAM, C. C. The Development of Eye Contact Between Mother and Normal Versus Dow's Syndrome lnfants. Developmental Psychology, 1981, 17(5), 678-689.

BODINE, A. A Phonological Analysis of the Speech of two Mongoloid (Down's Syndrome) Boys. Anthropological linguistics, 1974 16(1), 1-24.

COUDRY, M. H. I. e POSSENTI, S. Avaliar Discursos Patológicos. IEL, Unicamp. Cadernos de Estudos Linguísticos. 1983, 5, 99-109.

COUDRY, M. I. H. e SCARPA, E. M. De Como a Avaliação de Linguagem Contribui para Inaugurar ou Sistematizar o Déficit. Cadernos Distúrbios da Comunicação. Série Linguagem, PUC, SP., 1985, 2, 117-134.

COUDRY, M. I. H. Diário de Narciso. Avaliação e Acompanhamento Longitudinal de Sujeitos Afásicos, de uma Perspectiva Discursiva. Tese de Doutorado, IEL, Unicamp, 1986.

CRAWLEY, S. B. e SPIKER, D. Mother-child. lnteractions lnvolving two-years-old with Down Syndrome: A look at individual Differences. Child Development. 1983, 54, 1312-1323.

FOUCAULT, M. Doença Mentale Psicologia. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro,1986. JONES, O. H. M. Mother-child Communication with Pré-linguistic Down's Syndrome and Normal lnfants. In. SCHAFFER Studies in Mother-lnfant lnteraction, N.Y. Academic Press, 1977.

LEFEVRE. B. H. Mongolismo - Estudo Psicológico e Terapeutica Multiprofissional da Síndrome de Down. Jarvier, SP,1981.

LEMOS, C. T. G. Teorias da Diferença e Teorias do Déficit: Reflexos sobre Programas de Investigação na Pré-Escola e na Alfabetização, Anais do Seminário Multidisciplinar de Alfabetização. Brasllia: INEP, 1984.

LEMOS, C. T. G. Aquisição da Linguagem. Gênese e Descoberta. Aquisição da linguagem. Publicação do Curso de Letras do Centro Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas de Uberaba, 1985, 45-55.

LEMOS, C. T. G. A Sintaxe no Espelho. Cadernos de Estudos Linguísticos, IEL, Unicamp, 1986, 10, 5-15.

LIER, M. F. A. A Constituição do Interlocutor Vocal. Tese de mestrado, PUC, SP., 1983.

LÚRIA, A. R. Pensamento e Linguagem: As últimas Conferências de Lúria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MAIA, E. A. M. Estratégia de Sustentação do Diálogo e a Concepção Adulta do Desenvolvimento Fonológico. Trabalho apresentado no Encontro Internacional da Filosofia da Linguagem, Campinas, 1981.

MAIA, E. A. M. A Psicolinguística como Fonte de Renovação Epistemológica para a Linguística e a Psicologia. ABRALIN Revista da Associação Brasileira de Linguística. Editora Universitária, Universidade Federal de Pernambuco, 1982, 2, 128-140.

MAIA, E. A. M. Por uma Psicolinguística não Reducionista. Unicamp, Artigo não publicado.

MAIA, E. A. M. O Psicolinguísta Ressurreto. Aquisição da Linguagem. "Série Estudos". Faculdades Integradas de Uberaba, 1985.

MANNONI, M. A criança Retardada e a Mãe. Martins Fontes, 1985.

O'HARA, M. M. A. A Consciência do Terapeuta. Em Busca da Vida: da Terapia Centrada no Cliente à abordagem Centrada na Pessoa. S. ed.,1983, 97.

PALLADINO, R. R. R.; PEREIRA, L. M. A. e ARANTES, L. M. C. Investigação Linguística - Sua Natureza e Função. Cadernos Distúrbios da Comunicação. Série linguagem, 1985, 2, 110-116.

PETERS, A. M. The Units of Language Acquisitión. Cambridge University Press, 1983.

PETIT, L. The Shape of lntelligente. The Sciences, March/Abril 1987, 58-61.

RONDAL, J. A. Patterns of correlations for various Language Measures in Mother-Child interactions for Normal and Down's Syndrome Children. Language and Speech, 1978, 21(3), 242-252.

SMITH, G. F. & BERG, J. M. Down's Anamoly. New York, Churchill, Livingstone, 1976.

SMITH, B. L. e OLLER, D. K. A. Comparative Study of Pre-meaningfue vocalizations Produced by Normally Developing and Down's Syndrome lnfants. Journal of Speech and Hearing Disorders, 1981, 46(1), 46-51.

SMITH, D. W. & WILSON, A. A. The Child with Down's Syndrome (Mongolism). Philadelphia, Launders, 1973.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. Editora da Unicamp, Campinas, SP., 1988.

STRAZZULA, M. Speech Problems of the Mongoloid Child. Quarterly Review of Pediatrics,1953, 8, 268-273.

ZISK, P. K. e BIALER, J. Speech and Language Problems in Mongolism: A Review of the Literature. Journal of Speech and Hearing disorders, 1967, 32(3).

Se otorgan a la Revista CADERNOS DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS todos los derechos de autor relativos a los trabajos publicados. No se devolverán los originales. En virtud de su aparición en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en aplicaciones educativas y no comerciales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.