Banner Portal
Apresentação
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Apresentação

Cómo citar

SCARPA, Ester Mírian; PINTO, Rosana Carmo Novaes. Apresentação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 54, n. 1, p. 5–10, 2012. DOI: 10.20396/cel.v54i1.8636967. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636967. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Os artigos deste volume organizam-se em torno da (dis)fluência. O tema é atraente porque, se, por um lado, verifica-se ainda a insuficiência de reflexão a respeito, por outro, parecer haver manifestações, na literatura, de interesse crescente nas definições, considerações e abordagens sobre ele. Tal interesse tem sido acompanhado do igualmente crescente reconhecimento de que os limites entre fluência e disfluência são fluidos. Assim, pode-se dizer que um dos pontos de vista sobre a dicotomia fluência/ disfluência que salta aos olhos hoje em dia é justamente o fato de que essa é uma falsa dicotomia. Encontram-se fortes argumentos, em trabalhos recentes, de que certos traços tradicionalmente considerados como marcas de disfluência (e mesmo patologia, como a pausa) não só não são a contraparte desviante, marginal, descartável, excessiva, errônea, imperfeita da fluência, como também existem para garantir o fluir da fala (cf. a recentemente defendida tese de doutorado de Sandra Merlo). Como já mostrava Scarpa (1995), essa divisão, que apela para a pouco produtiva cisão entre uso e conhecimento, tem tendido a ser relativizada ou mesmo completamente abandonada. Mais ainda: como Novaes-Pinto demonstra (ver artigo neste volume), não se pode apelar para tal cisão (uso/conhecimento; fuência/ disfluência) nem ao menos para justificar a classificação, corrente na literatura médica e paramédica, da fala afásica como fluente ou não-fluente.

https://doi.org/10.20396/cel.v54i1.8636967
PDF (Português (Brasil))

Se otorgan a la Revista CADERNOS DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS todos los derechos de autor relativos a los trabajos publicados. No se devolverán los originales. En virtud de su aparición en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en aplicaciones educativas y no comerciales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.