Banner Portal
Apresentação
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Linguística.

Cómo citar

ORLANDI, Eni Puccinelli. Apresentação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 42, p. 5–6, 2011. DOI: 10.20396/cel.v42i0.8637137. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637137. Acesso em: 21 jul. 2024.

Resumen

Em nosso projeto, História das Idéias Lingüísticas no Brasil, temos objetivado dar elementos para que professores e alunos, ou pesquisadores em geral, que trabalham com o conhecimento da linguagem, possam se situar nesse longo processo de produção de conhecimento tendo assim condições reais de elaborar sua posição face às filiações em que se inscrevem. Desse modo, o resultado de um programa de trabalho como este acaba, em seu conjunto, por dar a conhecer a história de uma ciência mas também por fazer compreender como toma forma a tradição lingüística brasileira. Esta nossa posição é plena de pressupostos e de conseqüências. Um dos pressupostos é de que a relação que mantemos com a produção de conhecimento sobre a língua não é indiferente ao modo mesmo como a língua se constitui enquanto língua nacional, língua comum a um povo, a um país, ou a um território ou a uma cultura, ou Estado (cf. E. Orlandi, org. 2001 e E. Orlandi, 2002), e seus modos de representação para os sujeitos. O outro é de que a história do saber sobre a língua, além de ser responsável pela constituição da língua e das políticas que o Estado sustenta, através da administração institucional desse saber e da maneira como os sujeitos se relacionam com ele atravessando a própria língua que praticam, se constitui em certas condições e produz especialistas da área que têm a ver como esta se estabelece, enquanto uma área de conhecimento específica com suas características.
https://doi.org/10.20396/cel.v42i0.8637137
PDF (Português (Brasil))

Se otorgan a la Revista CADERNOS DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS todos los derechos de autor relativos a los trabajos publicados. No se devolverán los originales. En virtud de su aparición en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en aplicaciones educativas y no comerciales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.