Banner Portal
Um estudo sobre a ‘cité’
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Linguística

Cómo citar

OLIVEIRA, Sheila Elias de. Um estudo sobre a ‘cité’. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 51, n. 1, p. 95–106, 2011. DOI: 10.20396/cel.v51i1.8637221. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637221. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

Este artigo traz uma análise semântico-enunciativa da palavra ‘cité’ como objeto de definição lexicográfica nas nove edições do Dicionário da Academia Francesa, de 1694 a 1986-92. Os artigos do dicionário são analisados no modo como a sua organização textual predica a palavra-entrada. Destacam- se o sentido urbano de ‘cité’, posto pela relação com ‘ville’, e seu sentido político, marcado na raiz da palavra: o étimo latino ‘civitas’. A autora mostra que a introdução do sentido político, contrariando a marca etimológica, se dá na quinta edição, de 1798, posteriormente à do sentido urbano (presente desde a primeira edição) e está relacionada à Revolução Francesa, o que é ressignificado nas edições seguintes pela rememoração não só da Revolução, mas também da Antiguidade greco-romana, que reenvia à ‘pólis’ grega e à ‘civitas’ latina. Mostra também que o sentido político, ligado à governança, nem sempre está desvinculado de ‘ville’, e que por intermédio de ‘cité’, ‘ville’ se liga a ‘Estado livre’ e a ‘país’. ‘Ville’ é um predicado fundamental na definição de ‘cité’, pelo qual se produzem diferentes vínculos semânticos: ‘cité’ designa ora o mesmo que ‘ville’, ora uma parte da ‘ville’, ora um direito que pode ser exercido ou não na ‘ville’, ora um espaço delimitado pela fronteira com a ‘ville’, entre outras possibilidades. A análise dá visibilidade à forte relação polissêmica entre as duas palavras e às imprecisões e ambiguidades que configuram o presente da palavra-entrada nas diferentes edições.
https://doi.org/10.20396/cel.v51i1.8637221
PDF (Português (Brasil))

Citas

COLLINOT, A. e MAZIÈRE, F. “Historicité des dictionnaires” In: Un prêt à parler: le dictionnaire. Paris: PUF, 1997, p. 4-51.

GUIMARÃES, E. “Domínio Semântico de Determinação” in: Guimarães, E. e Mollica, M.C. A Palavra. Forma e Sentido. Campinas: Pontes/RG, 2007, p. 79-96.

GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.

GUIMARÃES, E. “Textualidade e enunciação” in: Escritos 2. Campinas: Labeurb, 1998, p. 3-12.

OLIVEIRA, S. E. de, “Polissemia e designação”. In: Cidadania: história e política de uma palavra. Campinas: Pontes/RG, 2006, p. 23-30.

REY, A. “Polysémie du terme définition” in: La définition. Paris, Larousse, 1990, p.13-23.

Se otorgan a la Revista CADERNOS DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS todos los derechos de autor relativos a los trabajos publicados. No se devolverán los originales. En virtud de su aparición en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en aplicaciones educativas y no comerciales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.