Banner Portal
A dinâmica do sentido no deslocamento estrutural
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Linguística

Cómo citar

JOANILHO, Mariângela Peccioli Galli. A dinâmica do sentido no deslocamento estrutural. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 51, n. 1, p. 141–148, 2011. DOI: 10.20396/cel.v51i1.8637225. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637225. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de reflexões para que seja possível o estabelecimento de uma compreensão da noção de estrutura em suas relações com o exterior da enunciação. O que se busca é, sobretudo, compreender o funcionamento de alguns procedimentos de textualidade, que constituem os sentidos do texto no acontecimento, reinscrevendo a palavra-chave (a estrutura ou o deslocamento estrutural) na história deste conceito. Temos, pelo menos, dois motivos para isso: delinear uma concepção de estrutura que seja pertinente ao tratamento das questões relativas à textualidade, bem como pensar a relação da materialidade da língua com seu exterior constitutivo. De um lado, o trabalho visa contribuir para a História das Ideias Linguísticas, da qual fazem parte, em diferentes momentos e a partir de abordagens diversas, os conceitos de estrutura e textualidade. De outro lado, o trabalho visa contribuir para a reflexão sobre os conceitos operados pela Semântica do Acontecimento. Em particular, interessa refletir sobre o que se pode chamar de “estrutura” em uma semântica histórica da enunciação.

https://doi.org/10.20396/cel.v51i1.8637225
PDF (Português (Brasil))

Citas

CHARAUDEAU, P. e MAINGUENEAU, D. (Orgs.) (2002). Dictionnaire d’analyse du discours. Paris: Éditions du Seuil.

DELEUZE, G. (1983). “Como reconhecer o estruturalismo? In: BOUVERESSE, J. O século XX. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

GUIMARÃES, E. (2002). Semântica do acontecimento: Um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes.

GUIMARÃES, E. (2004). História da semântica. Campinas: Pontes.

JOANILHO, M.P.G. (2005). As metáforas da língua nacional. Tese de Doutorado. Campinas: Unicamp. Inédita.

PÊCHEUX, M. (1990). O discurso: estrutura ou acontecimento. (Trad. Eni Pulcinelli Orlandi). Campinas: Pontes.

SÉRIOT, P. (1999). Structure et totalité. Paris: Presses Universitaires de France. (Collection Linguistique nouvelle).

XAVIER, M.F. e MATEUS, M.H. (Orgs.) (1992). Dicionário de termos lingüísticos. Lisboa: Livraria Arco Íris. Volume II.

Se otorgan a la Revista CADERNOS DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS todos los derechos de autor relativos a los trabajos publicados. No se devolverán los originales. En virtud de su aparición en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en aplicaciones educativas y no comerciales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.