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Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos
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Fonologia. Prosódia. Escrita.

Cómo citar

TENANI, Luciani Ester. Fonologia e escrita: possíveis relações e desafios teórico-metodológicos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 59, n. 3, p. 581–597, 2017. DOI: 10.20396/cel.v59i3.8650999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8650999. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Este artigo trata de estudos sobre fonologia e escrita visando a dois objetivos. Um objetivo é tecer uma breve retrospectiva de estudos que, pioneiramente na década de 1980, traçaram possíveis caminhos de investigação; o segundo objetivo, ao primeiro associado, é demonstrar desenvolvimentos alcançados por pesquisas feitas posteriormente, notadamente, nas primeiras décadas de 2000. É dado destaque aos estudos que tomam as segmentações não-convencionais de palavra (como “de mais”, “concerteza”) de uma perspectiva linguística que as concebe como hipóteses dos escreventes acerca dos limites de palavras, construídas a partir de relações entre fala e escrita, reveladoras de (possíveis) interações entre informações de natureza prosódica, morfossintática e semântica dos enunciados. São analisadas grafias não-convencionais de palavras produzidas por alunos em processo de aquisição e de desenvolvimento de escrita em ambiente escolar. Argumenta-se a favor de uma abordagem segundo a qual dados de escrita são fonte para problematização de assunções que embasam teorias fonológicas.
https://doi.org/10.20396/cel.v59i3.8650999
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