Banner Portal
A produção textual escrita: junção e(m) aquisição
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Escrita. Tradição discursiva. Mecanismos de junção.

Cómo citar

LOPES-DAMASIO, Lúcia Regiane; SILVA, Patrícia Celene Senna da. A produção textual escrita: junção e(m) aquisição. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 60, n. 3, p. 723–742, 2018. DOI: 10.20396/cel.v60i3.8653133. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8653133. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Neste artigo, investigamos a constituição de tradições discursivas (TDs), na aquisição da escrita infantil, com base na ideia de que os mecanismos de junção do texto, em espaços determinados, são sintomáticos de TDs e vice-versa. Adotando um quadro teórico em que a descrição da escrita infantil é pautada na consideração conjunta de aspectos linguísticos e pragmático-discursivos, os resultados, alcançados a partir de uma análise de cunho qualitativo e quantitativo, mostram evidências de dois tipos de relações passíveis de serem estabelecidas entre esses mecanismos e as TDs focalizadas: (i) com as TDs narração, relato, argumentativa e explicativa, em que a repetibilidade dos espaços de junção preenchidos por mecanismos com acepção causal reafirma a hipótese que caracteriza o aspecto sintomático entre a TD que se constitui e a forma como os encadeamentos dessa natureza a constituem; e (ii) com as TDs cartão de Natal, injuntiva e pedido, em que o uso dos mecanismos de junção causal está relacionado à mescla de TDs, diretamente associada à parte do texto em que são inseridas TDs explicativas/argumentativas. Por isso, nessas TDs, a repetibilidade dos mecanismos de junção causal não pode ser o ponto de partida da análise, mas, sim, o seu papel pragmático-discursivo como matéria que constitui a composicionalidade da tradição textual.
https://doi.org/10.20396/cel.v60i3.8653133
PDF (Português (Brasil))

Citas

ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. Cenas de Aquisição de escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado de Letras, 2002.

ASCHENBERG, H. Historische Textsortenlinguistik. Beobachtungen und Gedanken. In: DRESCHER, M. Textsorten in romanischen Sprachvergleich. Tubingen: Stauffenburg Verlag. S. 153-170, 2002.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem (1929). Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. 7. Ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

CAMPOS, C. M. Efeitos argumentativos na escrita infantil ou a ilusão da argumentação. Campinas. 218f. Tese de doutorado – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 2005.

CAPRISTANO, C. C. Mudança na trajetória da criança em direção à palavra escrita. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: [s.n.], 2007.

CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

COSERIU, E. O homem e sua linguagem. Rio de Janeiro, Presença, 1982.

COSERIU, E. Lições de linguística geral (edição revista e corrigida pelo autor). Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1980.

COSTA E SOUSA, O. Emergência e desenvolvimento da relação de causalidade em narrativas de crianças. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 12(1), p. 91-104, 2010.

DUCROT, O. Princípios de Semântica Lingüística (dizer e não dizer). São Paulo: Cultrix, 1977. Tradução de Carlos Vogt, Rodolfo Ilari e Rosa Attié Figueira.

GUIMARÃES, E. Texto e Argumentação. 2ª ed. Campinas: Pontes, 2001 [1987].

KABATEK, J. Sobre a historicidade dos textos. Linha d’água 17, p. 157-170, 2006.

KABATEK, J. Tradiciones discursivas y cambio lingüístico. Lexis XXIX. 2, [S.l.], p. 151-177, 2005.

KOCH, I. G. V. Interferências da oralidade na aquisição da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, p. 31-38, 1997.

KOCH, P. Tradiciones discusivas y cambio lingüístico: el exemplo del tratamiento vuestra merced em español, In: KABATEK, J. (ed.). Sintaxis histórica del español y cambio lingüístico: nuevas perspectivas desde las Tradiciones Discursivas. Madrid, Iberoamericana, 2008.

LONGHIN-THOMAZI, S. R. Aquisição de Tradições Discursivas: marcas de uma escrita heterogeneamente constituída. Alfa. São Paulo, p. 225-248, 2011.

LOPES, A. C. M. Contributos para uma análise semântico-pragmática das causais de enunciação no Português europeu contemporâneo. Alfa, São Paulo, 56(2), p. 451-468, 2012.

LOPES-DAMASIO, L. R. SILVA. P. C. S. Causa em aquisição da escrita: processos juntivos. Cadernos de Letras UFF, Niterói, v. 27, n. 55, p. 109-133, 2017.

OESTERREICHER, W. Zur Fundierung von Diskurstraditionen. In: FRANK, B; HAYE, T.; TOPHINKE, D. (Orgs.): ScriptaOralia. Tübingen, 1997.

RAIBLE, W. Linking clauses. In: HASPELMATH, M. et al. (Ed). Language typology and language universals: an international handbook. Berlin: Walter de Gruyter, 2001. p. 590-617.

STREET, B. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia e linguística portuguesa. São Paulo: Humanistas/FFLCH/USP, v. 8, p. 465-488, 2006.

VEYNE, P. Comment on écrit l’ histoire (suivi de: Foucault révolutionne l’histoire). Paris: Seuil, 1971.

ZIV, Y. Causality and context dependence. Belgian Journal of linguistics, v. 8: p.187-200, 1993.

Se otorgan a la Revista CADERNOS DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS todos los derechos de autor relativos a los trabajos publicados. No se devolverán los originales. En virtud de su aparición en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en aplicaciones educativas y no comerciales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.