Banner Portal
A expressão da temporalidade em narrativas orais de aprendizes iniciantes de português do Brasil L2
PDF

Palavras-chave

Temporalidade
Interlíngua
Universais discursivos
Variedade básica

Como Citar

OLIVEIRA, Aparecida de Araújo; ALMEIDA, Kelly Yasmin Belarmino; CARMO, Keven Xavier do; VICENTE, Laviny Vitória Braga; FERNANDES, Rafael Macário. A expressão da temporalidade em narrativas orais de aprendizes iniciantes de português do Brasil L2: um estudo orientado pelo significado. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022030, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8664497. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8664497. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As narrativas caracterizam-se principalmente por apresentar uma sequência temporal de eventos semanticamente relacionados, frequentemente intercalados com enunciados que trazem informação de fundo. Denominamos temporalidade a relação de referência temporal que permite a localização dos eventos em uma sequência no tempo. Essa referência é expressa através de diferentes recursos pragmáticos, lexicais e morfológicos. No caso de uma segunda língua, a aquisição da expressão da temporalidade frequentemente se dá em três estágios, nomeados com base nesses recursos. Realizamos uma análise orientada pelo significado de amostras de interlíngua na “variedade básica” de português do Brasil como segunda língua, a partir de narrativas baseadas em um livro infantil, eliciadas de seis aprendizes iniciantes, falantes de diferentes línguas maternas (italiano, holandês, alemão e espanhol). Identificamos a interlíngua de um aprendiz com o estágio pragmático e a dos demais, com o estágio lexical. Como esperado, as amostras dos aprendizes hispano-falantes apresentaram características diferentes das dos demais aprendizes, destacando-se o emprego de morfemas temporais de sua língua materna com radicais do português e a ausência de formas bases previstas para esse estágio. Em síntese, não encontramos tais morfemas em padrões regulares em nenhuma amostra, exceto por formas muito frequentes na língua alvo, adquiridas de maneira não analisada. Ainda assim, concluímos que todas as narrativas foram coerentes e que a proximidade entre uma língua materna e sua língua alvo pôde alterar as características desses estágios considerados universais.

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8664497
PDF

Referências

ANDERSEN, R. W. El desarollo de la morfología verbal en el Español como segundo idioma. In: MEISEL, J. M. (Ed.). Adquisición de languaje/Aquisição de linguagem [Acquisition of language]. Frankfurt: Vervuert, 1986. p. 115-138.

BAMBERG, M. G. W. Form and function in the construction of narratives: developmental perspectives. 1985. Unpublished doctoral dissertation (Ph.D.) -, University of California at Berkeley.

BARDOVI-HARLIG, K. Concept-oriented analysis: A reflection on one approach to studying interlanguage development. In: GUDMESTAD, A.; EDMONDS, A. (Ed.). Critical Reflections on Data in Second Language Acquisition. Amsterdam: John Benjamins, 2018. cap. 7, p. 171–196. (Language Learning & Language Teaching).

BARDOVI-HARLIG, K. The emergence of grammaticalized future expression in longitudinal production data. In: VANPATTEN, B.; WILLIAMS, J.; ROOT, S.; OVERSTREET, M. (Ed.). Form meaning connections in second language acquisition. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2004. cap. 6, p. 115-137.

BARDOVI-HARLIG, K. Tense and aspect in second language acquisition: form, meaning and use. Malden, Oxford: Blackwell Publishers, 2000.

CINTRA, M. C. Considerações sobre o emprego do futuro do subjuntivo na produção escrita de aprendizes italianos de PLE. 2016. Mestrado em Linguística e Português, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara. 168 f.

COMRIE, B. Tense. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. 139 p. (Cambridge Textbooks in Linguistics.

COMRIE, B. Aspect: an introduction to the study of verbal aspect. Cambridge: Cambridge University Press, 1976. 142 p. (Cambridge Textbooks in Linguistics, v. 2).

DIETRICH, R.; KLEIN, W.; NOYAU, C. The acquisition of temporality in a second language. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1995. 288 p. (Studies in Biligualism, v. 7).

ELLIS, R.; SHINTANI, N. Exploring language pedagogy through second language acquisition research. London; New York: Routledge, 2014. 388 p. (Routledge Introductions to Applied Linguistics).

ELLIS, R. Instructed second language acquisition: A literature review. . Wellington: Ministry of Education, New Zealand, 2005. 58 p.

ELLIS, R. The place of grammar instruction in L2 curriculum. In: HINKEL, E. e FOTOS, S. (Ed.) New perspectives on grammar teaching in second language classrooms. 2002. Reimpressão, New York / London: Routledge, 2008, p. 17-34.

GASS, S. M.; MACKEY, A. Input, interaction, and output in second language acquisition. In: VANPATTEN, B. e WILLIAMS, J. (Ed.). Theories in second language acquisition: an Introduction. 2 ed. New York/London: Routledge, 2015. cap. 10.

GASS, S. M.; MACKEY, A. Data elicitation for second and foreign language. New York/ London: Routledge, 2011. 212 p.

GRANNIER, D. M. O onde e o como na sistematização gramatical no ensino de português como língua estrangeira. In: GÄRTNER, E.; HERHURTH, M. J. P., et al (Ed.). Contribuições para a Didáctica do Português Língua Estrangeira. Frankfurt am Main: Teo Ferrer de Mesquita, 2003. p. 157-172.

IM, D. B. Aquisição do tempo composto em português, como língua estrangeira e segunda língua, por coreanos. 2004. 187 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2004.

JARVIS, S. Clarifying the scope of conceptual transfer. Language Learning, 66, n. 3, p. 608-635, 2016.

JARVIS, S.; PAVLENKO, A. Crosslinguistic influence in language and cognition. New York: Routledge, 2008. 287 p.

JAVIER, R. A.; MARCOS, L. R. (1989). The role of stress on the language-independence and code-switching phenomena. Journal of Psycholinguistic Research, n. 18, v. 5, p. 449-472, 1989. Doi:10.1007/bf01067310.

KLEIN, W. Second language acquisition. Tradução JANKOWSKI, B. Cambridge/New York/Melbourn: Cambridge University Press, 1986. (Cambridge Textbooks in Linguistics). 202 p.

KLEIN, W.; DIETRICH, R.; NOYAU, C. The acquisition of temporality. In: PERDUE, C. (Ed.). Adult language acquisition: crosslinguistic perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. v. II - The results, cap. 3, p. 284.

KLEIN, W.; VON STUTTERHEIM, C. How to solve a complex verbal task: text structure, referential movement and the Quaestio. Letras, n. 30-31, p. 29-67, Jan-Dez 2005.

KRASHEN, S. D. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Oxford: Pergamon, 2002 (1981). Internet. 150 p. Disponível em: http://www.sdkrashen.com/content/books/sl_acquisition_and_learning.pdf. Acesso em: 22/12/2019

KRASHEN, S. D. Taipei. The comprehensible input hypothesis and its rivals. Taipei: 2002. p. 395-404.

LITTLEWOOD, W. Second Language Learning. In: DAVIES, A. e ELDER, C. (Ed.). The Handbook of Applied Linguistics. Malden/Oxford: Blackwell Publishing, 2004. cap. 20.

LONG, Michael; ROBINSON, Peter. Focus on form: Theory, research and practice. In: DOUGHTY, Catherine e WILLIAMS, Jessica (eds.). Focus on form in classroom second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 15-41.

MAYER, M. Frog, where are you? New York: Dial Books for Young Readers, 1969.

MYERS-SCOTTON, C. Duelling Languages: Grammatical Structure in Codeswitching. Oxford: Claridon, 1993.

NASSAJI, Hossein. Grammar Acquisition. In: LOEWEN, Shawn; SATO, Masatoshi (Eds.). The Routledge Handbook of Instructed Second Language Acquisition. New York / London: Routledge, 2017. p. 205-223.

ODLIN, T. Language transfer: crosslinguistic influence in Language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

ODLIN, T. Transfer. In: DOUGHTY, C. J. e LONG, M. J. (Ed.). The handbook of second language acquisition. Oxford: Blackwell, 2003. cap. 15, p. 436-486.

OLIVEIRA, A. de A. Distinct Grammars and their Role in Interlanguage Development. Gláuks, v. 15 n. 1, p. 101-120, 2015.

ORRA, S. A. Tempo, aspecto e modo verbais e o gênero textual carta do leitor: Análise de tarefas do Celpe-Bras. 2013. 100 f. Mestrado em Filologia e Língua Protuguesa - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PERDUE, C. (ed.). Adult language acquisition: crosslinguistic perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. 253 p.

ROCHA, N. A.; ROBLES, A. M. del P. A. Interferências linguísticas na interlíngua em alunos hispanofalantes de português como língua estrangeira. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, n. 2, p. 641-680, 2017.

ROMAINE, S. Variation. In: DOUGHTY, C. J. e LONG, M. H. (Ed.). The handbook of second language acquisition. Oxford: Blackwell, 2003. cap. 14, p. 409-436.

SHIRAI, Y. Temporality in first and second language acquisition. In: KLEIN, W. e LI, P. (Ed.). The expression of Time. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2009. p. 167-194.

SLOBIN, D. I. Adult language acquisition: a view from child language study. In: PERDUE, C. (Ed.). Adult language acquisition: crosslinguistic perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. v. II- The results, cap. 1, p. 239-252.

SLOBIN, D. I. From “thought and language” to “thinking for speaking”. In: GUMPERZ, J. J. e LEVINSON, S. C. (Ed.). Rethinking linguistic relativity. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. cap. 3, p. 70-96.

TARONE, E. Some Thoughts on the Notion of Communication Strategy. TESOL Quarterly, v. 15, n. 3, p. 285-295, September 1981.

TRAVAGLIA, L. C. O aspecto verbal em português: a categoria e sua expressão. 5 ed. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2016. 332 p.

TRÉVISE, A. Towards an analysis of the (inter)language activity of referring to time in narratives. In: PFAFF, C. W. (Ed.). First and second language acquisition processes. Cambridge: Newbury House, 1987. p. 225-251.

VANNIER, A. H. Pretérito perfeito composto em PLE: um tempo verbal inútil?' 2003. 81 f. Mestrado em Letras. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2003.

VAN PATTEN, B.; WILLIAMS, J. Early theories in SLA. In: _______ (Ed.). Theories in Second Language acquisition: an introduction. 2nd. ed. New York: Routledge, 2015. chap. 2, p. 20-33.

VAN PATTEN, B.; WILLIAMS, J.; ROTT, S. Form-meaning connections in second language acquisition. In: VANPATTEN, B.;WILLIAMS, J., et al (Ed.). Form-meaning connections in second language acquisition. Mahwah/London: Lawrence Erlbaum Associates, 2004. chap. 1, p. 1-26.

VENDLER, Z. Verbs and times. In: VENDLER, Z. (Ed.). Linguistics in philosophy. Ithaca: Cornell University Press, 1967. p. 97-112.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.