Banner Portal
Efeitos imediatos e de longo prazo de um treinamento perceptual de encontros consonantais iniciados por /s/ na interfonologia do Português do Brasil/Inglês
PDF

Palavras-chave

Percepção de inglês
Interfonologia
Aprendizagem e Ensino de inglês
Treinamento perceptual

Como Citar

BETTONI, Melissa. Efeitos imediatos e de longo prazo de um treinamento perceptual de encontros consonantais iniciados por /s/ na interfonologia do Português do Brasil/Inglês. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022039, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8668047. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668047. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos do treinamento perceptual na produção de encontros consonantais iniciados por /s/ na interfonologia do português brasileiro/inglês. As hipóteses propunham que haveria melhoria na produção após o treinamento e que tal melhoria também seria encontrada em um teste de retenção após oito meses e em um teste de retenção após doze anos. Além disso, foi levantada a hipótese de que a produção de /s/+soantes permaneceria mais problemática do que a produção de /s/+plosivas após o treinamento. Vinte e três brasileiros que falavam inglês como língua estrangeira com um nível mínimo de proficiência B1 participaram do estudo. Oito deles foram designados a um grupo de controle. Os quinze participantes restantes fizeram um teste que consistiu em tarefas de leitura e uma entrevista antes e depois de um treinamento perceptivo de identificação seguindo uma abordagem de alta variabilidade. Oito meses depois, oito participantes do grupo experimental fizeram um teste de retenção com as mesmas tarefas dos testes anterior e posterior ao treinamento perceptual. Doze anos depois, uma participante fez o teste de retenção novamente. Os resultados indicaram que a produção de encontros consonantais iniciados por /s/ no começo de palavras melhorou significativamente logo após o treinamento e que a melhora também foi encontrada nos testes de retenção de oito meses e de doze anos, mesmo para encontros que não haviam sido treinados. Os resultados indicaram que a produção de /s/+soantes continuou a ser mais problemática do que a de /s/+plosivas e que vozeamento foi o desvio de pronúncia mais persistente na produção dos encontros iniciados por /s/. A transferência da melhora da percepção para a produção pode indicar que existe uma representação mental comum subjacente a ambos os domínios (perceptual e de produção) e que as mudanças no desempenho na produção podem refletir mudanças na representação mental de sons não-nativos.

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8668047
PDF

Referências

ALVES, U. K.; KAMPFF, F. R. Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros: implicações para o ensino da pronúncia. Ilha do Desterro v. 72, nº 3, p. 375-399, Florianópolis, set/dez 2019. doi:10.5007/2175-8026.2019v72n3p375

BETTONI, M.; GALLEGO-CAMPOS, F. R. Preceding phonological context and cluster type effects on word-initial /s/-cluster pronunciation in Brazilian Portuguese/English interphonology. Revista Letras, Vol. 92, p. 133-152, 2015.

BETTONI, M.; KOERICH, R. D. Perceptual training on the pronunciation of/s/-clusters in Brazilian Portuguese/English In: RAUBER, AS, WATKINS, MA; BAPTISTA, BO. Recent Research in Second Language, 154-173., 2009.

BETTONI-TECHIO, M. Production of final alveolar stops in Brazilian Portuguese/English interphonology. Unpublished Master Thesis. Federal University of Santa Catarina, 2005.

BETTONI-TECHIO, M. Perceptual training and word initial /s/-clusters in Brazilian Portuguese/English interphonology. Unpublished doctoral dissertation. Federal University of Santa Catarina, 2008.

BRADLOW, A. R.; PISONI, D. B.; AKAHANE-YAMADA, R.; TOHKURA,Y. Training Japanese listeners to identify English /r/ and /l/: IV. Some effects of perceptual learning on speech production. Journal of the Acoustical Society of America 101 (4), pp. (2299 – 2310), 1997.

COOKE, M.; GARCIA LECUMBERRI, M. L. Effects of exposure to noise during perceptual training of non-native language sounds. The Journal of the Acoustical Society of America, 143(5), 2602–2610, 2018. doi:10.1121/1.5035080

CORNELIAN, D. Brazilian Learners’ Production of Initial /s/ Clusters: Phonological Structure and Environment. Unpublished master thesis. Federal University of Santa Catarina, 2003.

FLEGE, J. E. Chinese subjects’ perception of the word-final English /t/-/d/ contrast: performance before and after training. The Journal of the Acoustical Society of America, 86, (5), 1984-1697, 1989.

GUION, S; PEDERSON, E. Investigating the role of attention in phonetic learning. In O.-S. Bohn & M. Munro (Eds.) Second-language speech learning: The role of language experience in speech perception and production: A festschrift in honour of James Emil Flege. (pp. 57-77) Amsterdam: John Benjamins., 2007.

HARDISON, D. Transfer of second-language perceptual training to production improvement: focus on /r/ and /l/. In: James, A. & Leather, J., eds., New Sounds 2000: Proceedings of the Fourth International Symposium on the Acquisition of Second-Language Speech. University of Klagenfurt, 166-173, 2000.

HARDISON, D. Acquisition of second-language speech: Effects of visual cues, context, and talker variability. Applied Psycholinguistics, 24, 495-522, 2003.

JAMIESON, D. G.; MOROSAN, D. E. Training nonnative speech contrasts in adults: Acquisition of the English // -// contrast by francophones. Perception and Psychophysics, 40 (4), 205-215, 1986.

KABAKOFF, H; GO, G.; LEVI, S. V. Training a non-native vowel contrast with a distributional learning paradigm result in improved perception and production. Journal of Phonetics, vol. 78, 100940, 2020. https://doi.org/10.1016/j.wocn.2019.100940

KOERICH, R. D. Perception and production of word-final vowel epenthesis by Brazilian EFL students. Unpublished doctoral dissertation. Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

LAMBACHER, S. G.; MARTENS, W. L.; KAKEHI, K.; MARASINGHE, C. A.; MOLHOLT, G. The effects of identification training on the identification and production of American English vowels by native speakers of Japanese. Applied Psycholinguistics, 26, 227-247, 2005.

LIVELY, S. E.; LOGAN, J. S.; PISONI, D. S. Training Japanese listeners to identify English /r/ and /l/. II: The role of phonetic environment and talker variability in learning new perceptual categories. Journal of the Acoustical Society of America, 94, 1242-1255, 1993.

MAJOR, R.C. The natural phonology of second language acquisition. In A. James & J. Leather (Eds.) Sounds Patterns in Second Language Acquisition (pp. 207-224). Dordrecht: Foris, 1986.

MAJOR, R. C. Transfer and developmental factors in second language acquisition of consonant clusters. Paper presented at the New Sounds 92: Proceedings of the 1992 Amsterdam symposium on the acquisition of second-language speech, Amsterdam, Holland, 1992.

MAJOR, R.C. Markedness in second language acquisition of consonant clusters. Studies in Bilingualism, 10, 75-96, 1996.

RAUBER, A. S. The Production of English Initial /s/ Clusters by Portuguese and Spanish EFL Speakers. Unpublished master thesis. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2002.

RAUBER, A. S. Production of English initial /s/-clusters by speakers of Brazilian Portuguese and Argentine Spanish. In B. O. Baptista & M. A. Watkins. English with a Latin Beat: Studies in Portuguese/Spanish – English Interphonology (pp. 155-167). Amsterdam: John Benjamins, 2006.

REBELLO, J. T.; BAPTISTA, B. O. The influence of voicing on the production initial /s/-clusters by Brazilian learners. In B. O. Baptista & M. A. Watkins. English with a Latin Beat: Studies in Portuguese/Spanish – English Interphonology (pp. 139-154). Amsterdam: John Benjamins, 2006.

REBELLO, J. T. The acquisition of initial /s/ clusters by Brazilian EFL learners. In J. Leather & A. James (Eds.) New Sounds 97: Proceedings of the third international symposium on the acquisition of second-language speech (pp. 336-350). Klagenfurt: University of Klagenfurt, 1997.

ROCHET, B. L. Perception and production of second-language speech sounds by adults. In W. Strange (Ed.) Speech perception and linguistic experience: Issues in cross-language research. Timonium: York Press, 379-410, 1995.

STRANGE, W.; DITTMAN, S. Effects of discrimination training on the perception of /r-l/ by Japanese adults learning English. Perception & Psychophysics, 36 (2), 131-145, 1984.

TRAPP, N. L.; BOHN, O. S. Training Danish listeners to identify English word-final /s/ and /z/: Generalization of training and its effect on production accuracy. In: James, A. & Leather, J., eds., New Sounds 2000: Proceedings of the Fourth International Symposium on the Acquisition of Second-Language Speech. University of Klagenfurt, 343-350, 2000.

YEON, S. Teaching English word-final alveolopalatals to native speakers of Korean. Unpublished doctoral dissertation. University of Florida, 2004.

YILDIZ, Y. The structure of initial /s/-clusters: evidence from L1 and L2 acquisition. In Marina Tzakosta, Claartje Levelt and Jeorien van der Weijer (eds.). Developmental Paths in Phonological Acquisition. Special issue of Leiden Papers in Linguistics, pp. 163-187, 2005.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.