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Escrita acadêmica no campo da educação
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Palavras-chave

Escrita acadêmica
Movimentos retóricos
Campo disciplinar
Didática da escrita

Como Citar

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias; OLIVEIRA , Adilson Ribeiro de; SOUZA , Kariny Cristina; PIMENTA , Viviane Raposo. Escrita acadêmica no campo da educação: orientação retórica em introduções e conclusões de artigos científicos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022015, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8668219. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668219. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em tempos de acirrada política neoliberal comprometida com o produtivismo acelerado, o artigo é uma das formas de comunicação que mais circulam no âmbito acadêmico-científico, objeto sobre o qual recaem muitos dos índices de ranqueamento institucionais e é ele próprio tema recorrente de estudos vinculados aos estudos do letramento, à didática da escrita e aos estudos do discurso. Encontramos em Swales (1990) propostas que buscam articular saberes de campos teóricos distintos que podem contribuir para a didática da escrita acadêmica. Nessa seara, o objetivo principal deste estudo é compreender como a orientação retórica de introduções e conclusões dos artigos científicos da área da Educação se faz presente na composicionalidade, no estilo e no desenvolvimento temático desse gênero. Trata-se de uma pesquisa documental, cujo corpus é composto por 16 artigos da área da Educação, tendo sido os periódicos avaliados como Qualis A1, no quadriênio Capes 2013-2016. Os resultados revelam a presença dos movimentos retóricos apontados por Swales, por meio das estratégias discursivas de engajamento e posicionamento (HYLAND, 2015), e contribuem para a composicionalidade do gênero. Apesar disso, não é possível afirmar, como descrito por Swales, que tais movimentos sejam de ordem obrigatória. Verificou-se também que as configurações de escolhas sistemáticas de linguagem devem ser compreendidas no interior de um campo disciplinar e que o texto reflete as escolhas e as limitações que atuam sobre os autores.

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8668219
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