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Estudo qualitativo sobre a variabilidade na aprendizagem e atrito de entonação em falantes bilíngues de português brasileiros de espanhol l2
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Palavras-chave

Entoação
Atrito linguístico
Espanhol L2 e português L1

Como Citar

SILVA, Cristiane; ARANTES, Pablo. Estudo qualitativo sobre a variabilidade na aprendizagem e atrito de entonação em falantes bilíngues de português brasileiros de espanhol l2. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022022, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8668234. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668234. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Analisamos neste estudo a produção de contornos de frequência fundamental de falantes bilíngues brasileiros residentes na Espanha. Sua produção em espanhol L2 foi comparada à de nativos espanhóis e sua produção em português L1 à de falantes monolíngues do português brasileiro. A análise é de base qualitativa, baseada na observação visual de padrões em contornos de f0 normalizados temporalmente. Foram comparadas frases em três modalidades, declarativas, interrogativas totais e interrogativas pronominais, elicitadas em dois estilos de elocução - lidas isoladamente e inseridas em uma narrativa. Na análise, observamos evidência favorável à presença de dois fenômenos relacionados ao bilinguismo: aprendizagem, na forma de padrões produzidos em espanhol L2 que se aproximam aos observados na fala nativa dos espanhóis e atrito linguístico, manifesto no aparecimento de padrões produzidos pelos bilíngues na sua L1 que são semelhantes aos encontrados no espanhol nativo. Os dois fenômenos manifestam-se de forma gradiente e variável entre os falantes analisados. Identificamos padrões nas produções de contornos de f0 dos bilíngues e propomos uma classificação preliminar dos comportamentos variáveis em termos de incorporação de características do espanhol nativo na produção de L2 (aprendizagem) e da transferência para o português de traços entoacionais do espanhol (atrito). Na discussão dos resultados, apontamos uma possível relação entre a ocorrência de aprendizagem e atrito e a experiência dos falantes com L2, em especial tempo residência na Espanha e de estudo formal do espanhol e quantidade de uso de L1. Propomos, com base no modelo Speech Learning Model (SLM-r), entender a manifestação diferencial dos dois processos nas três modalidades sentenciais estudadas como resultado da interação entre os diferentes repertórios tonais do espanhol e do português brasileiro.

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8668234
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