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A produção de textos em material didático e em contexto avaliativo
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Palavras-chave

Ethos discursivo
Produção de texto
Ensino médio.

Como Citar

FOSSEY, Marcela Franco; MENDONÇA, Marina Celia. A produção de textos em material didático e em contexto avaliativo: considerações sobre o ethos discursivo. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 61, p. 1–19, 2019. DOI: 10.20396/cel.v61i0.8655210. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8655210. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo propõe-se discutir a presença da noção de ethos em atividades relacionadas à escrita: propostas de redações de vestibular, redações de vestibular e propostas de escrita em manual didático voltado para o Ensino Médio. Mais especificamente, buscamos observar a produtividade da noção quando integra implicitamente as instruções de escrita na etapa de escolarização que antecede o vestibular e quando subjaz às manobras linguístico-textuais operadas por candidatos em função das orientações de escrita presentes na prova de redação do vestibular Unicamp. A noção não se explicita na voz dos autores de materiais didáticos ou na da banca de elaboração de provas, mas pode contribuir para a qualidade da produção textual nesses contextos, como a análise das redações produzidas pelos candidatos busca apontar.

https://doi.org/10.20396/cel.v61i0.8655210
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