Interculturalismo e a pesquisa em artes da cena

Autores

  • Mariana Baruco Machado Andraus Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v4i1.8647669

Palavras-chave:

Intercullturalismo. Identidade. Pesquisa em artes.

Resumo

A questão do interculturalismo na pesquisa em artes da cenaperpassa gerações e reflete nos modos de fazer dança, teatroe performance, por vezes a despeito da existência ou não deintenção em tematizá-la. O interesse por culturas não europeiasassolou o cenário das pesquisas em Antropologia doinício do século XX, inicialmente com olhar marcadamenteeurocêntrico, o que foi percebido e refutado por Malinowski(1884-1942) – um dos marcos para a transição entre pesquisaetnocêntrica e pesquisa etnográfica – trazendo-nos para novomomento histórico no qual há cada vez mais espaço para que o‘outro’ fale por si e o pesquisador das artes da cena se contagie,gerando novos modos de produzir arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Baruco Machado Andraus, Universidade Estadual de Campinas

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Curso de Graduação em Dança (Departamento de Artes Corporais, Unicamp). Doutora em Artes da Cena (Unicamp, bolsista CAPES).

Downloads

Publicado

2015-08-03

Como Citar

Andraus, M. B. M. (2015). Interculturalismo e a pesquisa em artes da cena. Conceição/Conception, 4(1), 1–4. https://doi.org/10.20396/conce.v4i1.8647669

Edição

Seção

Editorial