Foco e Escopo

A Conceição|Conception, do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP, é um periódico de publicação contínua, online, que abrange os campos do teatro, da dança, da performance e da performatividade social. Publica artigos em português, espanhol e inglês que proponham interfaces, fusões, justaposições e tensões entre esses campos, partindo-se da afirmação e do fortalecimento de suas especificidades.

Tendo como pressuposto a noção de concepção/criação no campo das artes da cena, procura dar visibilidade às produções de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior sobre criação artística, reflexões críticas, atuação e treinamentos de profissionais de dança, teatro ou performance. Busca também dar voz a artistas através da publicação de textos dramatúrgicos ou de escrita performativa. Reflexões para além das artes, sobre temas ligados à performatividade social ou cidadã, são bem-vindas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação segue o sistema de avaliação por pares.

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de, no mínimo, dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo- se a confidencialidade dos pareceres.

Há três opções:
1. Aceitação do artigo tal como enviado;
2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceres e; 3. Recusa.
Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a Conceição|Conception trabalha com a "avaliação cega", em que avaliadores não identificam autores das contribuições e vice-versa.


Periodicidade

A Conceição|Conception é um periódico de publicação contínua.

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A Conceição|Conception não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.


Integridade e Prevenção de Pl
ágio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção de plágio e autoplágio das publicações credenciadas no Portal, a revista Conceição|Conception adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando, como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.


C
ódigo de Ética e de Boas Práticas / Code of Ethics and Best Practice

A revista Conceição|Conception (Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Instituto de Artes/UNICAMP), ISSN eletrônico 2317-5737, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não são aceitos na revista. Autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado, nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)


Fontes de Apoio

Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, IA/UNICAMP.


Histó
rico do periódico

A Conceição|Conception foi criada em 2012, tendo lançado seu primeiro número no segundo semestre daquele ano.

Contava em sua equipe editorial com o Prof. Dr. Matteo Bonfitto como editor científico e os editores associados Profa. Dra. Larissa S. Turtelli, Prof. Dr. Renato Ferracini e Prof. Dr. Cassiano S. Quilici, respondendo respectivamente pelas áreas de dança, teatro e performance.

Em 2015, a Profa. Dra. Mariana Baruco Machado Andraus passa a integrar a equipe como editora científica, compartilhando a função com a Profa. Dra. Larissa S. Turtelli. No mesmo ano, a Profa. Dra. Ana Maria Rodriguez Costas (Ana Terra) passa a atuar como editora associada, juntamente com os professores Prof. Dr. Cassiano S. Quilici e Prof. Dr. Matteo Bonfitto.

Em 2016, a Conceição|Conception passa por uma série de adequações técnicas e passa a fazer parte do Portal de Periódicos Científicos da Unicamp. A revista começa, a partir de então, a contar com colaboradores externos como editores associados - Profa. Dra. Vilma Campos (UFU), no vol. 6 n. 1 (2017); Prof. Dr. Fernando Mencarelli (UFMG), no vol. 6 n. 2.

Em 2017, passam a atuar como editoras científicas as Profa. Dra. Mariana Baruco Machado Andraus e Profa. Dra. Sílvia Maria Geraldi.

Em 2018, além das duas edições regulares, a revista publica uma edição especial no mês de outubro, intitulada "Ensino de Dança em Tempos de Resistência", dedicada a dimensionar a relevância da formação de Licenciados em Dança no contexto das políticas públicas educacionais na esfera federal, tensionadas na ocasião.

Em agosto de 2019, além da Profa. Dra. Sílvia Maria Geraldi como editora científica, passa a integrar a equipe o Prof. Dr. Eduardo Okamoto. Ainda em 2019, a Conceição|Conception conta com a participação de sua primeira editora associada internacional, Profa. Dra. Vida Midgelow (Middlesex University de Londres), como parte do Projeto CAPES-Print do PPG Artes da Cena.

Em 2020, é alterado o regime de periodicidade para fluxo contínuo, sob coordenação dos editores científicos Prof. Dr. Eduardo Okamoto e Prof. Dr. Cassiano S. Quilici. A edição de 2020 conta ainda com as editoras associadas Profa. Dra. Ileana Diéguez Caballero, do Departamento de Humanidades da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM-Cuajimalpa, Cidade do México), e da Profa. Dra. Juliana Moraes.

 

Histórico do Qualis:

Qualis - 2019 (Sucupira)

  • Arte / Música - A4

Qualis - 2013 (Sucupira)

  • Artes / Música - B2 Psicologia - B5
  • Letras / Linguística - C

Qualis - 2014 (Sucupira)

  • Artes/Música - B2 Psicologia - B5
  • Letras / Linguística - C

Qualis - 2015 (Sucupira)

  • Artes/Música - B1
  • Letras / Linguística - C

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8a/5447