Corpo em trânsito entre a ação e a divindade: Polirritmia- Policentrismo-Sentido Holístico

Autores

  • Suzana Martins Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v4i1.8647671

Palavras-chave:

Corpo. Dança/música. Divindade.

Resumo

Trata-se de um artigo sobre a “unidade dinâmica” de dança emúsica de herança negro-africana, na qual o corpo transita entrea ação física e a divindade. Nesse trajeto há elementos interculturais,envolvendo três pilares fundamentais – a Polirritmia,o Policentrismo e o Sentido Holístico que, juntos, são marcas emblemáticas da dança e da música do Candomblé da Bahia.

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Biografia do Autor

Suzana Martins, Universidade Federal da Bahia

Suzana Martins graduou-se em Licenciatura em Dança (1973) e Dançarino Profissional (1972) pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Martins possui mestrado e doutorado pela Temple University (E.U.A.). Ela realizou dois estágios Pós-Doutorado: no programa de pós-graduação da CODARTS, Holanda (2005) e na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (2010). Atualmente, Martins é professora da Escola de Dança (UFBA) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) inserida na linha de pesquisa Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea. E-mails: smiaba@uol.com.br e bahiasuzana@hotmail.com C.V. lattes.cnpq.br/ 28717214784110019.

Referências

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Publicado

2015-08-03

Como Citar

Martins, S. (2015). Corpo em trânsito entre a ação e a divindade: Polirritmia- Policentrismo-Sentido Holístico. Conceição/Conception, 4(1), 22–30. https://doi.org/10.20396/conce.v4i1.8647671

Edição

Seção

Artigos Temáticos