O instante em que o espectador desliza entre o objeto e si mesmo

Autores

  • Giuliana Simoes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v4i1.8647677

Palavras-chave:

Espectador. Performatividade. Estética da recepção. Teatro brasileiro.

Resumo

A partir dos experimentos realizados pelo INERTE -Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral, grupo de pesquisacriado em 2004, o artigo apresenta reflexão acerca dotempo dilatado que se vê requisitado para a efetivação de umaexperiência estética. Para discutir tal perspectiva é colocadoem evidência o instante primordial em que o espectador revisitaas próprias referências em busca da decifração dos signosartísticos apresentados pela obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliana Simoes, Universidade Estadual de Campinas

Giuliana Martins Simões é doutora em Letras pela FFLCH-USP e mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP. Atriz e dramaturga, realiza, atualmente, pós-doutorado em Artes da Cena no Instituto de Artes da Unicamp. Autora do livro Veto ao Modernismo no Teatro Brasileiro, pela Editora Hucitec. Email: giulianasimoes@hotmail.com

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1993.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Universidade Estadual de Campinas - Departamento de Linguística. N.19, 2002.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro, Editora Forense Universitária, 2010.

ISER, Wolfgang. O Ato da leitura: uma teoria do efeito estético, vol.2. São Paulo, Editora 34, 1999.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo, Editora Ática, 1994.

Félix Guattari. Máquina Kafka / Kafka Machine. São Paulo, Serie Future Art Base, 2011.

FREITAS, Verlaine. Adorno e a arte contemporânea. São Paulo, Jorge Zahar Editores, 2003.

KEHL, Maria Rita. O tempo e o cão. São Paulo, Boitempo, 2009.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo, Perspectiva, 2001.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo, CosacNaify, 2014.

Downloads

Publicado

2015-08-03

Como Citar

Simoes, G. (2015). O instante em que o espectador desliza entre o objeto e si mesmo. Conceição/Conception, 4(1), 84–93. https://doi.org/10.20396/conce.v4i1.8647677

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres