Resumo
Resultado de um continente que sofreu com incessantes abusos ao longo de sua história, a América Latina, explorada e molestada pelo poder político, econômico, social, militar e ideológico, é, principalmente, reconhecida por suas constantes lutas. Desde os primórdios, na conquista inicial do território, os povos indígenas resistiram diante do controle e da força bruta dos colonizadores, travando duras batalhas para defender o seu espaço e não ter sua autonomia roubada. Injustiças como estas não cessaram com o passar dos anos. Seja por tirania ou até mesmo preconceito minorias foram e permanecem sendo violentadas direta e indiretamente. Povos ainda segregados por sua raça, classe, etnia, nacionalidade, sexo ou orientação sexual. Mas que, apesar disso, mantém também sua configuração inicial de ajuntamento a fim de constituir proteção e uma barreira frente às opressões.Referências
ADVERSE, Helton. Maquiavel. In AVRITZER, Leonardo (org.). Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, 2a ed, p.31.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Ed. UNICAMP, 2011.
AVELAR, Idelber. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
AVELAR, Idelber. Entrevista: A narrativa rendida, conversa com Idelber Avelar. 2012. http://primeirafonte.blogspot.com.br/2012/02/narrativa-rendida-conversa-com-idelber.html Acesso em 17/01/2014 às 13h15.
BRIE, César. Em um sol amarelo. Trad. Consuelo Maldonado e Patrícia Leonardeli. Salvador: EDUFBA, 2010.
COSTA, Maria Iranilde Almeida. Histórias dentro da história: estudo das alegorias em Noturno do Chile, de Roberto Bolaño. Revista Garrafa 27, 2012. http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/garrafa/garrafa27/mariairanilde_historias.pdf Acesso em 06/jan/2014 às 10h28.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
GIORDANO, D.F. Breve Ensaio sobre o conceito de Teatro Documentário. Performatus, v.1, p.performatus.net. 2013. ISSN 2316-8102.
MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. Trad. Sérgio Bath. Brasília, Editora UnB, 1994, 3a ed, p.387.
PATRIOTA, Rosangela. Teatro brasileiro. In AVRITZER, Leonardo (org.). Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, 2a ed, p.242
ROJO, Sara. Crítica latino-americana de teatro e cinema: imagens. In ROJO, Grínor; ROJO, Sara; RAVETTI, Graciela. Para uma crítica política da literatura: três perspectivas latino-americanas. Belo Horizonte: Nandyala, 2012. p. 93
ROJO, Sara. Teatro e pulsão anárquica: estudos teatrais no Brasil, Chile e Argentina. Belo Horizonte: Nandyala, 2011. p.25 - 52.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Trad. Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
VIEIRA, Elise. História oral e autobiografia no Teatro Documentário. Belo Horizonte: Dissertação de Pós Graduação em Artes, UFMG, 2013.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.