Uma poética da corporeidade: relações entre destituição subjetiva, o Real do corpo e da cena

Autores

  • Carla Andrea Lima Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v3i1.8647691

Palavras-chave:

Imagem corporal. Acontecimento. Travessia.

Resumo

Este artigo articula os conceitos de corpo, pulsão e imagem, mobilizados pela teoria psicanalítica, com a noção de acontecimento e Real. O que proponho aqui é uma reflexão que se sustenta numa zona intersticial marcada por experiências-limites no tocante à relação entre subjetividade e corporeidade, para delimitar o que passei a chamar de experiências de borda referentes ao corpo e a assunção do Real no espaço da criação e da cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Andrea Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta no Curso de Dança do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Universidade Federal de Minas Gerais. É líder do grupo de pesquisa LITURA: Coletivo de Pesquisa e Criação em Dança e Teatro  e atua, como pesquisadora, no CRIA: Arte e Transdisciplinaridade. Atua na área de Artes, com ênfase em dança e teatro, principalmente nos seguintes temas: arte e psicanálise; corpo e psicanálise;  processos de criação e formação em dança e teatro; arte, subjetividade e poéticas da corporeidade.

Referências

DUMOULIÉ, Camille. “O timbre intraduzível do corpo: Artaud, Merlau-Ponty, Lacan”. Revue Silène Centre de Recherches em littérature et poétique comparées de Paris Oues-Nanterre-La Defense, 2010. Disponível em: http://www.revuesilene.comf/index.php?sp=comm&comm_id=59.

GODARD, Hubert. « Le geste manquant ». Entretien réalisé par Daniel Dobbels et Claude Rabant. Etats de corps. (Revue de Psychanalyse), n° 5. France : Éres,1994. p.63-75.

LACAN, Jacques. “Do sujeito enfim em questão”. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LACAN, Jacques. “O estádio do espelho como formador da função do eu”. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LACAN, Jacques. O seminário, livro X: a angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2005 [1963a].

LAUNAY, Isabelle. “O dom do gesto” In: GREINER, Christine e AMORIM, Claudia (orgs.). Leituras do corpo. São Paulo: Annablume, 2010.

QUILICI, Cassiano. “A experiência da não forma e o trabalho do ator”, Revista territórios e fronteiras da cena. São Paulo. Edição 1, ano 3, 2006.

SAFATLE, Vladimir. Uma clínica do sensível: a relação entre destituição subjetiva e primado do objeto. Revista Interações, v. X, nº 19, p. 123 – 150, Jan-Jul, 2005. SAFATLE, Vladimir. A paixão do negativo: Lacan e a dialética. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

Downloads

Publicado

2014-09-16

Como Citar

Lima, C. A. (2014). Uma poética da corporeidade: relações entre destituição subjetiva, o Real do corpo e da cena. Conceição/Conception, 3(1), 28–42. https://doi.org/10.20396/conce.v3i1.8647691

Edição

Seção

Artigos Temáticos