Um olhar transversal para as danças do mundo

Autores

  • Andréa Moraes Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Monica Fagundes Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v3i1.8647694

Palavras-chave:

Pós-colonialismo. Hibridação. Dança do ventre.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a transversalidade como um novo olhar para a dança atual, a partir da perspectiva pós-colonialista, que pressupõe que todas as danças são igualmente potentes artisticamente. Apresenta como exemplo o  espetáculo “Puz/zle” do amplamente reconhecido coreógrafo Sidi Larbi Cherkaoui, que utiliza-se desta temática em sua concepção, para então abordar a experiência de composição da  coreografia “El Charque”, uma hibridização de dança do ventre e dança contemporânea a partir da assimilação da  poética de Eva Schul.

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Biografia do Autor

Andréa Moraes Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bailarina e coreógrafa de dança do ventre, Graduada em Comunicação, Especialização em Dança e Mestre em Artes Cênicas - UFRGS.

Monica Fagundes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado pela Universidade do Québec em Montreal (Canadá) 2008. Professora do Programa de Pós Graduação da UFRGS.

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Publicado

2014-09-15

Como Citar

Soares, A. M., & Dantas, M. F. (2014). Um olhar transversal para as danças do mundo. Conceição/Conception, 3(1), 53–62. https://doi.org/10.20396/conce.v3i1.8647694

Edição

Seção

Artigos Temáticos