Banner Portal
Traduções e ressignificações da tradição afro-brasileira na dança: diálogos em tensões de produção de sentido e produção de presença na cena contemporânea.
PDF

Palavras-chave

Dança contemporânea. Dramaturgia. Coreografia. Produção de presença.

Como Citar

PAIXÃO, Maria Lurdes Barros da. Traduções e ressignificações da tradição afro-brasileira na dança: diálogos em tensões de produção de sentido e produção de presença na cena contemporânea. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 2–13, 2014. DOI: 10.20396/conce.v2i2.8647699. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647699. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo faz uma análise da poética coreográfica e dramatúrgica da Dança Contemporânea elaborada e ressignificada pela companhia de dança Balé Folclórico da Bahia - BFBA. Os símbolos, mitos e ritos das danças de origem afro-brasileira e o tratamento estético dado às criações do BFBA são o foco deste artigo. Transpondo tempo e espaços geográficos e culturais, o artigo apresenta a análise dramatúrgico-coreográfica das criações do BFBA visando identificar a zona de tensão entre produção de sentido e produção de presença nas coreografias analisadas.

https://doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647699
PDF

Referências

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. (Trad. Ivo Barroso) São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: O que o sentido não consegue transmitir. Rio de janeiro: Contraponto, 2010.

MARTINS, Suzana. A Dança no candomblé: Celebração e Cultura. In: Revista Repertório Teatro & Dança, Salvador, PPGAC/UFBA, n1, 27-32, semestral. 1998.

OLIVEIRA, Altair Bento de. Cantando para os Orixás. 3a ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2002.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a Morte. Petrópolis: Vozes, 1996.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.