Resumo
Vê-se as Universidades, principalmente as Públicas, como o principal espaço de pesquisa em Artes da Cena. Enfocam-se as peculiaridades do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete), apresentado pela sua criadora e autora neste artigo, onde as pesquisas artística e acadêmica se entrelaçam, enfatizando-se aspectos psicológicos, os estudos de imagem corporal, o significado de personagem neste método, onde o ciclo de regeneração se faz vivenciado, e a leitura dos corpos diferentes e estranhos do Brasil, que requerem outro olhar, o de “corpo nu”.
Referências
CÁLIPO, Nara. Coabitares no corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete: As mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu e o seu Terecô. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
CASH, Thomas F., PRUZINSKY, Thomas T. Body Images-Development, Deviance and Change. New York: The Guilford Press, 1990.
COSTA Elisa M. Dançar para a fonte Xavante: Uma experiência do Bailarino-Pesquisador-Intérprte de retorno a Terra Indígena de Pimentel Barbosa. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
CAVRELL, Holly E.. Dando Corpo à História. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
CUNHA, Maria das Graças; CRIVELLARI, Humberto. Caminhando com a Psicologia Integrativa. Belo horizonte: Cultura 1996.
MORAES, Juliana. Texto para Prosa, Dança e Verso: Traços de Discursos coreográficos. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
PERERA, Sylvia. B..Caminho da Iniciação Feminina. Tradução Aracelis M. Elmas. São Paulo: Paulus, 1985.
RODRIGUES, Graziela E. F.. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. ISSBN- 85-8578141-6. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. (Reedição 2005).
RODRIGUES, Graziela E. F.. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003.
Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
RODRIGUES, Graziela E. F.. As Ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal, ISBN: 9788599688120. UNICAMP. Campinas, SP. 2010.
SCHILDER, Paul. A Imagem Do Corpo, As Energias Construtivas da Psique. Tradução Rosanne Wertman. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
SEGAL, Hanna. Introdução à Obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
SILLAMY, Norbert. Dicionário de Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TAVARES, Maria da Consolação.G.C.F.. Imagem Corporal: Conceito e Desenvolvimento. São Paulo: Manole, 2003.
VIANNA, Klaus. ; CARVALHO, Marco Antonio. A Dança. São Paulo, SP: Siciliano, 1990.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.