Banner Portal
O espectador-transeunte: momentos de suspensão da vida cotidiana
PORTUGUÊS
PDF (English)

Palavras-chave

Espectador-transeunte. Espaço urbano. Procedimento cênico.

Como Citar

ROSSETO, Robson. O espectador-transeunte: momentos de suspensão da vida cotidiana. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 102–121, 2018. DOI: 10.20396/conce.v7i1.8649220. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8649220. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O texto analisa a proposta cênica “Transeuntes”, realizada em um terminal de ônibus, que propôs como procedimento cênico o encontro/desvio dos pedestres, interações com os espectadores previamente convidados e dinâmicas estabelecidas com o espaço urbano. Em um ambiente onde concorrem outras ações adjacentes, é solicitada do público a construção dinâmica de interpretação da cena mesclada à vida cotidiana. Desse modo, o espectador, enquanto observante/partícipe, escolhe o que irá ver, realiza cortes e edita, estabelecendo uma percepção seletiva.

https://doi.org/10.20396/conce.v7i1.8649220
PORTUGUÊS
PDF (English)

Referências

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Teatro em trânsito: a pedagogia das interações no espaço da cidade. São Paulo: Hucitec, 2012 (Coleção Teatro, n.82; Série Pedagogia do Teatro, n. 12).

CAJAIBA, Claudio. Teorias da recepção: a encenação dos dramas de língua alemã na Bahia. São Paulo: Perspectiva; PPGAC/UFBA, 2013 (Estudos; 324).

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Trad. de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DESGRANGES, Flávio. A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012 (Coleção teatro, n. 83).

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2. ed. Curitiba: Criar, 2003.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, ECA/USP, São Paulo, v.8, p. 197-210, 2008.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. (Estudos; 277).

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.