O crítico kantiano e a crítica rapsódica

roteiro para uma palestra-performance

Autores

  • Marco Catalão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v7i2.8650920

Palavras-chave:

Crítica teatral, Crítica rapsódica, Dramaturgia

Resumo

Desde Kant, a crítica de arte se fundamenta no apagamento do sujeito singular, encarnado e desejante (Jones, 2005, p. 20) em nome de um distanciamento que privilegia uma linguagem supostamente neutra e transparente. Apresentado como um roteiro para uma palestra-performance, este artigo contrapõe à prática tradicional da crítica kantiana uma outra possibilidade de abordagem crítica (denominada “crítica rapsódica”), exemplificada na própria estrutura do texto.

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Biografia do Autor

Marco Catalão, Universidade de São Paulo

Doutorado em Teoria e Crítica Literária pela Universidade Estadual de Campinas.

 

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Catalão, M. (2018). O crítico kantiano e a crítica rapsódica: roteiro para uma palestra-performance. Conceição/Conception, 7(2), 75–89. https://doi.org/10.20396/conce.v7i2.8650920