Epistemologias: transversalidades nas artes da cena (Editorial)

Palavras-chave: Epistemologia. Artes da Cena. Transversalidades.

Resumo

O dossiê Epistemologias: transversalidades nas artes da cena visa abordar a discussão epistemológica que perpassa a pesquisa em artes. O número é uma colaboração entre a Conceição/Conception, revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o Laboratório de Pesquisa Artes e Transdisciplinaridade (CRIA), sediado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apresentam-se artigos selecionados, mediante chamada pública, a partir da investigação de pesquisadores sobre a temática ou que correspondem a desdobramentos das reflexões do Seminário: Epistemologias Transversalidades nas Artes da Cena, realizado pelo CRIA, entre os dias 03 e 05 de outubro de 2016, na Escola de Belas Artes da UFMG. Pretendeu-se reunir reflexões a respeito do conhecimento construído nas artes da cena, mediado pela mobilidade de saberes outros. Em torno do pensamento epistemológico nas artes e humanidades, de teorias das artes da cena e metodologias de pesquisa em/sobre e para as artes da cena, dialogam-se com as filosofias, os saberes da floresta, as ciências cognitivas, a antropologia e a psicanálise. Visou-se problematizar as epistemologias das artes e seus desdobramentos teóricos e metodológicos, assim como as relações entre pesquisador e objeto de pesquisa, além do exercício artístico como prática de pesquisa acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Belém, Universidade Federal de Minas Gerais
Atriz e pesquisadora de teatro. Pós-Doutorado em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP, com o suporte da bolsa PNPD/CAPES (2015-16). Pós-Doutorado em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, com o suporte da bolsa FAPEMIG/CAPES (2014-15). Doutora em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP com o suporte da  bolsa regular e bolsa de estágio de pesquisa no exterior da FAPESP (2010-2014). Mestre em Teatro (Estudos da Performance) pela Royal Holloway, University of London (2004/2005), título reconhecido e validado no Brasil, pela ECA/USP.
Mariana Baruco Andraus, Universidade Estadual de Campinas
Docente do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Publicado
2017-12-12
Como Citar
Belém, E., & Andraus, M. B. (2017). Epistemologias: transversalidades nas artes da cena (Editorial). Conceição|Conception, 6(2), 1-4. https://doi.org/10.20396/conce.v6i2.8651171