Fotografia ficção

sobre a fotografia de performances e performatividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v8i2.8656452

Palavras-chave:

Fotografia, Performance

Resumo

Esse artigo busca investigar as diversas interações entre a fotografia e a performance e performatividade: a tragicidade e ambiguidade como características desse meio de expressão e as dinâmicas de poder envolvidas na criação e exposição de trabalhos fotográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Barillo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Artes da Cena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Referências

AUSLANDER, Philip. A performatividade da documentação de performance. In.: ¿Hay en Portugués?, número 2, 2013.

BASTOS, Teresa. PIMENTEL, Leandro. O Trágico anunciado e a fotografia como catarse. In: Passages de Paris, 12, 2016. Disponível em: http://www.apebfr.org/passagesdeparis/editione2016-vol1/articles/pdf/PP12_Dossier8.pdf. Acesso em: jul. 2017.

BASTOS, Maria Teresa Ferreira. O Retrato Fotográfico entre a pose e a performance. XXIII Encontro Anual da Compós, Universidade Federal do Pará, 27 a 30 de maio de 2014.

BUTLER, Judith. Torture and the ethics of photography. Presented 19 April 2007. Rhetoric Department, University of California, USA.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Tratado de Nomadologia: a máquina de guerra. In.: Mil Platôs, Vol. 5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34 Ltda., 1997.

DELEUZE, Gilles. Controle e devir, entrevista a Toni Negri. In.: Conversações.Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.

FATORELLI, Antonio. Fotografia Contemporânea: desafios e tendências. Rio de Janeiro: Maud X, 2016.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. 2.3 Os rastros da multidão. In: Multidão. Rio de Janeiro: Record, 2012, p. 247-290.

MOMBAÇA, Jota. Notas estratégicas quanto aos usos políticos do conceito de lugar de fala. Disponível em: http://www.buala.org/pt/corpo/notas-estrategicas-quanto-aos-usos-politicos-do-conceito-de-lugar-de-fala. Acesso em: out. 2018.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

SCHECHNER, Richard. O que é performance?. In: Performance studies: an introduction, second edition. New York & London: Routledge, 2006.

SONTAG, Susan. On Photography. New York, Rosetta Books, 2005.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos Outros. Companhia das Letras. 2003.

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Barillo, M. (2019). Fotografia ficção: sobre a fotografia de performances e performatividades. Conceição/Conception, 8(2), 276–297. https://doi.org/10.20396/conce.v8i2.8656452