Fotografia ficção

sobre a fotografia de performances e performatividades

Palavras-chave: fotografia, performance

Resumo

Esse artigo busca investigar as diversas interações entre a fotografia e a performance e performatividade: a tragicidade e ambiguidade como características desse meio de expressão e as dinâmicas de poder envolvidas na criação e exposição de trabalhos fotográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Barillo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fotógrafa de peças teatrais, shows e performances. Mestre em Artes da Cena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Referências

AUSLANDER, Philip. A performatividade da documentação de performance. In.: ¿Hay en Portugués?, número 2, 2013.

BASTOS, Teresa. PIMENTEL, Leandro. O Trágico anunciado e a fotografia como catarse. In: Passages de Paris, 12, 2016. Disponível em: http://www.apebfr.org/passagesdeparis/editione2016-vol1/articles/pdf/PP12_Dossier8.pdf. Acesso em: jul. 2017.

BASTOS, Maria Teresa Ferreira. O Retrato Fotográfico entre a pose e a performance. XXIII Encontro Anual da Compós, Universidade Federal do Pará, 27 a 30 de maio de 2014.

BUTLER, Judith. Torture and the ethics of photography. Presented 19 April 2007. Rhetoric Department, University of California, USA.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Tratado de Nomadologia: a máquina de guerra. In.: Mil Platôs, Vol. 5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34 Ltda., 1997.

DELEUZE, Gilles. Controle e devir, entrevista a Toni Negri. In.: Conversações.Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.

FATORELLI, Antonio. Fotografia Contemporânea: desafios e tendências. Rio de Janeiro: Maud X, 2016.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. 2.3 Os rastros da multidão. In: Multidão. Rio de Janeiro: Record, 2012, p. 247-290.

MOMBAÇA, Jota. Notas estratégicas quanto aos usos políticos do conceito de lugar de fala. Disponível em: http://www.buala.org/pt/corpo/notas-estrategicas-quanto-aos-usos-politicos-do-conceito-de-lugar-de-fala. Acesso em: out. 2018.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

SCHECHNER, Richard. O que é performance?. In: Performance studies: an introduction, second edition. New York & London: Routledge, 2006.

SONTAG, Susan. On Photography. New York, Rosetta Books, 2005.

______________ Diante da dor dos Outros. Companhia das Letras. 2003.

Publicado
2019-12-12
Como Citar
Barillo, M. (2019). Fotografia ficção. Conceição|Conception, 8(2). https://doi.org/10.20396/conce.v8i2.8656452