Resumo
O que cabe à arte diante de um contexto Brasil, em uma América Latina incendiada, seja de fogo literal, seja de desejo de morte? Cavar espaço em sistemas contentores das subjetividades e atentar-se ao potencial de incidência coletiva que esse fazer carrega, nos parece um caminho possível. Por uma abordagem cartográfica, o presente artigo discute as relações entre ética, estética e o político, destacando a co-determinância entre essas esferas em favor da potência de vida. Para tanto, o olhar para as ações dos artistas Regina José Galindo e Arthur Barrio oferece exemplos de intersecção entre arte e vida pública. Autores como Baruch Spinoza, Vladmir Safatle, Georges Didi Huberman e Walter Benjamin são trazidos como referência nessa discussão.
Referências
BENJAMIN, Walter. Escavando e recordando. In:______ Rua de mão única. Obras escolhidas. Vol. II. São Paulo: Brasiliense, 1998:239. ISBN: 978-0674052291
BRUGUERA, Tania. The Role of Ethics in Political Art. Radcliffe Institute for Advanced Study – Harvard University. Publicado em: 03/10/2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_x5SYh9x2tM. Acesso em: 20/01/2017.
DELLAMORE, Carolina. Do corpo à terra, 1970. Arte Guerrilha e resistência à Ditadura Militar. In: Dossiê Os Legados da Ditadura Militar. Disponível em http://www.historia.uff.br/cantareira/v3/wp-content/uploads/2014/12/e20a08.pdf. Acessado em 10/05/2019, às 14:43h.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998. 260 p. ISBN: 978-8573261134
ESCHE, Charles. In: RATO, Vanessa .Arte para transformar a sociedade? Outras palavras, 26/12/2014 Disponível em: http://outraspalavras.net/destaques/arte-para-transformar-a-sociedade/. Acesso em 10/01/2015 .
GIANNACHI, Gabriella; KAYE, Nick; SHABKS, Michael. Archaeologies of Presence. Art, performance and the persistence of being. Routledge. 2012. ISBN: 978-0-415-55766-5
HISSA, Cássio Edurdo Viana. Território de Diálogos Possíveis. In: RIBEIRO, MTF., and MILANI, CRS., orgs. Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. 312 p. ISBN: 978-8523205607
KUNST, Bojana. Artist at Work: Proximity of Art and Capitalism, Winchester, UK y Washington, USA: Zero Books, 2015.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios Revista do ppgav/eba/ufrj n. 32. Tradução: Renata Santini, dezembro 2016, p. 122 à 151.
MESQUITA, André. Esperar não é saber: arte entre o silêncio e a evidência. São Paulo: Edição do autor, 2015.
MORAIS, F. Do Corpo à Terra – Um Marco Radical na Arte Brasileira. Belo Horizonte: Itaú Cultural, 2001. Catálogo de exposição.
MORAIS, F. Quinze lições sobre arte e história da arte. Apropriações: Homenagens e equações. Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 de abril de 1970, p. 6.
MOUFFE, Chantal. Politcs and Politcal. On the Political. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2005, p. 8-34.
PELBART, Peter Pál. Vida Capital: Ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
SÁNCHEZ, José Antonio. Ética de la representación. Artes La revista. Vol. 11, Núm. 18, p. 177-193, 2012. Disponível em: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/artesudea/article/view/24330/19873. Acesso em: 01/02/2017.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009 [1677].
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Milene Lopes Duenha, Moacir Romanini Junior