Mil Litros de Preto

uma poética sobre a necropolítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8660778

Palavras-chave:

Cena contemporânea, Genocídio, Necropolítica

Resumo

O presente artigo analisará a performance-instalação Mil Litros de Preto: A Maré está Cheia, da performer Lucimélia Romão, cujos eixos norteadores são o genocídio dos jovens negros brasileiros pela polícia militar, a violência sistematizada do Estado sobre os corpos negros e a omissão de parte da sociedade brasileira. Para isto, fez-se uma revisão bibliográfica acerca do conceito necropolítica (MBEMBE, 2016) e de suas adjacências, traçando os desdobramentos de tal performance-instalação.

 

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Biografia do Autor

Marcelo Rocco Gasperi, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto III da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Diogo Angeli Theotonio, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em andamento em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de artes e dança no ensino fundamental do Santanna International School. Facilitador no curso de pedagogia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Artista da Cena, Professor e Videomaker.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

Gasperi, M. R., & Theotonio, D. A. (2020). Mil Litros de Preto: uma poética sobre a necropolítica. Conceição/Conception, 9(00), e020004. https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8660778

Edição

Seção

Artigos Temáticos