Resumo
Este artigo reflete sobre como a relação corpo-Cerrado vem sendo abordada em trabalhos acadêmicos no campo da criação em dança, e cujas poéticas corporais são construídas a partir do universo cerratense. Para tanto, apresenta uma discussão fruto da análise de três trabalhos acadêmicos. O interesse do artigo é pôr em debate elementos para pensar a criação considerando percepções que buscam romper ou criar brechas no pensamento colonial, valorizando o diálogo e a compreensão pluriepistêmica.
Referências
BEARLZ, Erica Bianco. Poética Ponderal da Montanha: uma proposta de sistematização composicional em dança. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
BOLSANELLO, Débora. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz. Rio Claro, v.11 n.2, p. 89-96, mai./ago. 2005.
CORREIA, António Miguel Barbosa. Do parasitismo à simbiose: a responsabilidade ecológica em Michel Serres. 2012.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Roberto; BRITO, Fausto. Utopia e Paixão: a política do cotidiano. São Paulo: Trigrama Editora e Produções Culturais, 2001.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019
LIMA, Marlini Dorneles de. Entre raízes, corpos e fé: trajetórias de um processo de criação em busca de uma poética da alteridade. 2016. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
MIRANDA, Maria Fernanda Costa. Mulheres de linhas: dos cantos femininos de fiação do Vale do Rio Urucuia ao processo de criação em dança. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
SILVA, Renata L. O corpo Limiar e as Encruzilhadas: a capoeira Angola e os Sambas de Umbigada no Processo de Criação em Dança Brasileira Contemporânea. 2010. 239 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade de Campinas, Campinas, 2010
SILVA, Renata de Lima; LIMA, Marlini Dorneles de. Entre raízes, corpo e fé: poetnografias dançadas. Revista Moringa, Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 153-168, jul./dez. 2014.
SILVA, Renata de Lima; LIMA, Marlini Dorneles de. Poetnografias: trieiros e vielas entre poéticas afro-ameríndias e a criação artística. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 11, n. 3, e102530, 2021. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/presenca>
SHIVA, Vandana. Monoculturas da Mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
TURNER, Victor. Liminal ao liminoide: em brincadeira, fluxo e ritual-um ensaio de simbologia comparativa. Mediações, Londrina, v. 17, n. 2, p. 214-257, Jul./Dez. 2012.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Conceição/Conception