Resumo
Abordar a dança e a escultura como agentes performativos na criação em video, tema deste artigo, torna-se um exercício híbrido na medida em que o pensamento e a prática da performance, experimentados por mim filmando o encontro da minha própria sombra com resquícios helênicos, não categorizados como momumento, traço de presença ou vestígio mineral, e sim com um objeto escultórico que guarda uma memória acionada por mim, em minha intenção de torná-lo objeto agente de meu trabalho. Este encontro de linguagens e experiência de criação de imagens a partir do acionamento do encontro do meu corpo com outros de outras naturezas discute também a percepção de obra como intenção, e deslocamento. Palavras chave: feminino; visibilidade; imagem; multimídia.
Referências
BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004 [1968]
BRAVO, M. Escultura contemporánea chilena y biopolítica: análisis de la obra de Pablo Rivera. Universidad de Valparaíso: Panambí n.2, 2016.
CAUQUELIN,A . Frequentar os incorporais. São Paulo: Martins Fontes, 2008 [2006]
CHAUVIN, I.; TACCETTA, N. Giro afectivo y artes visuales. Una aproximación interdisciplinaria sobre América Latina. Buenos Aires: Imagofagia, n.16, 2017.
DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 2004 [1966].
DIDI-HUBERMAN, G. Ser crânio. Lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: C/Arte, 2009 [2000].
FOSTER, H. O complexo arte-arquitetura. São Paulo: Ubu, 2017-A [2011].
FOSTER, H. O retorno do real. São Paulo: Ubu, 2017- B [1996].
GUATTARI, F. As três ecologias. Campinas: Papirus, 2011 [1989].
JEUDY, H. Le corps comme object d’art. Armand Colin, 1998.
LOPES, V. Materialidade da arte. uma leitura orientada para o processo. Fortaleza: Revista Vazantes, UFC v.01 n.01, 2017.
MASSUMI, B. 99 Theses on the revaluation of value: a postcapitalist manifesto. University of Minnesota Press, 2018.
PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987.
ROELNIK, S. Esferas da insurreição. Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1, 2018.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Conceição/Conception