Resumo
Este ensaio desenvolve-se performativamente por meio de pesquisas somáticas relacionadas à escuta consciente na comunicação verbal e corporificada. A poiesis decorre da fenomenologia, do butô e do Zen, explicando o butô como uma forma de protesto de dança e terapia com origens no Japão de meados do século XX até os dias atuais. Ao caminhar para trás, o texto desliza para dentro – despertando questões de precariedade ambiental e uma ética somática de cuidado planetário.
Referências
DAMASIO, Antonio. The Strange Order of Things: Life, Feeling, and the Making of Cultures. New York: Pantheon Books, 2018.
FRALEIGH, Sondra; NAKAMURA, Tamah. Hijikata Tatsumi and Ohno Kazuo. London: Routledge, 2006.
FRALEIGH, Sondra. BUTOH: Metamorphic Dance and Global Alchemy. Urbana: University of Illinois Press, 2010.
FRALEIGH, Sondra. The ways we communicate: Somatic dance and meditation as a bridge. Somatics Magazine Journal of the Body-Mind Arts and Sciences, CA, v.16, n. 4. 2012, p. 14-17.
HEIDEGGER, Martin. Being and Time. Translated by John Macquarrie and Edward Robinson. New York: Harper & Row, [1927] 1962, p. 62-63.
HUSSERL, Edmund. Ideas Pertaining to a Pure Phenomenology and to a Phenomenological Philosophy. Translated by R. Rojcewicz and A. Schuwer, Book 2. Boston: Kluwer Academic Publishers, [1952] 1989.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Phenomenology of Perception. Translated by Colin Smith. London: Routledge, [1945] 2002.
RILEY, Shannon Rose; HUNTER, Lynett (Eds.). Mapping Landscapes for Performance as Research: Scholarly Acts and Creative Cartographies. 2 nd edition. New York and Houndmills: Palgrave Macmillan, 2014. 17
TANAHASHI, K.; LEVITT, P. (Eds.). The Essential Dōgen: Writings of the Great Zen Master. Boston and London: Shambhala, 2013.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Conceição/Conception