Resumo
Vivemos um momento em que a necropolítica apoiada pela máquina pública coloca em risco nossa sobrevivência. No Brasil, percebemos com preocupação o crescimento das doenças mentais e suicídio, especialmente entre os mais jovens e aqueles pertencentes a grupos minoritários; a Amazônia sofreu, nestes quatro anos passados, o maior índice de devastação das últimas décadas e os governos ainda estão longe de promover políticas que recuperem o meio-ambiente; conflitos têm se intensificado entre diferentes grupos que formam nossa sociedade. A insegurança de uma parcela significativa da sociedade, que se vê alienada das discussões progressistas, alimenta aquela que pode ser considerada como a maior crise da democracia desde a redemocratização em 1985. A aderência de uma parcela da população a um discurso sustentado por informações distorcidas em prol da construção de um líder mitológico deslocou a discussão a respeito de políticas públicas para o campo da moral e da religião, tornando o pensamento uma das principais arenas de disputa dos diferentes discursos.
Referências
Amanajás, I. de A., & Soares, M. V. (2022). Conversas de Warung: Martabak Telor Com I Nyoman Terima. Conceição/Conception, 11(00), e022016. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8670311
Barroso, T. (2022). Repetição e espontaneidade: um diálogo entre Sanford Meisner e Keith Johnstone. Conceição/Conception, 11(00), e022004. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8668827
Caldas Lewinsohn, A. (2022). “Nos are armei meu balanço, nos are eu me abalançava”: uma homenagem ao Caboclo de Arubá de Mestre Biu Alexandre. Conceição/Conception, 11(00), e022014. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671323
Calligaris, J. (2022). Construção paródica por pessoas afásicas: sentidos e ressignificação performativa de “Negrinho do Pastoreio” . Conceição/Conception, 11(00), e022002. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8661037
Da Rosa, D. D. (2022). Montagem, narrativa, discurso: estratégias cinematográficas na encenação de Cabras: Cabeças que Voam, Cabeças que Rolam. Conceição/Conception, 11(00), e022006. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8668045
Danilevicz, V., Ferreri, M. de A. ., & Baptista, L. A. dos S. (2022). Indiscerníveis. Conceição/Conception, 11(00), e022001. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8665846
De Sousa Bastos, R., & de Lima Silva, R. (2022). Poéticas cerratenses em processos de criação em dança: um olhar para a produção acadêmica. Conceição/Conception, 11(00), e022005. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8667489
Fraleigh, S. (2022). Neutralidade luminosa na arte de caminhar para trás. Conceição/Conception, 11(00), e022011. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671242
Gusmão, R. (2022). O trágico na pós-modernidade: problematizando a arte-educação pelo dionisíaco. Conceição/Conception, 11(00), e022003. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8669116
Lemos, G., & Peretta, Éden. (2022). Dança e biopolítica: notas sobre uma vida nua. Conceição/Conception, 11(00), e022015. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671128
Monteiro Viana, J. (2022). Entrevista de Julia Monteiro Viana com a Professora Maria Lucia Lee (Inverno, 2022). Conceição/Conception, 11(00), e022012. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671099
Perussi de Souza, M. A. (2022). A mudez da escuta e o encanto das palavras: Virgin Suicides, de Susanne Kennedy. Conceição/Conception, 11(00), e022009. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671106
Pimenta, F. (2022). A subversão das palhaças: uma entrevista com Karla Concá. Conceição/Conception, 11(00), e022018. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671116
Righi de Oliveira, J., Scariot Vargas, R., & Wizniewsky, J. G. . (2022). As potencialidades da arte como ferramenta ontológica para adiar o fim do mundo: educação estética e a problemática ambiental . Conceição/Conception, 11(00), e022010. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8670806
Rosa, A., Gomes, S., & Lupion, S. (2022). O ato de inventariar práticas artístico-pedagógicas através de três companhias de teatro de Maringá-PR. Conceição/Conception, 11(00), e022007. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8668144
Silva Torralba Ribeiro, R. (2022). O retorno da Cobra Grande: ancestralidade e cuidado com o corpo-terra . Conceição/Conception, 11(00), e022008. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671235
Zanete, R. (2022). A Céu Aberto: um exercício de teatro comunitário, entre as forças da natureza, a ancestralidade do mundo rural e a (necessária) resistência diante da iminência da destruição avassaladora da mineração capitalista. Conceição/Conception, 11(00), e022013. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671126
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Conceição/Conception