Resumo
Para indagar a respeito das diferentes dimensões da realidade evidenciadas em contextos como os da América Latina, o presente artigo debate determinados modos de criação presentes nas cenas latino-americanas contemporâneas que fazem uso de práticas vinculadas a experiências como as dos sonhos e dos encantamentos.
Referências
BAUMGÄRTEL, Stephan. A eficácia da performatividade – construir o efeito de presença como acontecimento discursivo. In: CARREIRA, André; BAUMGARTEL, Stephan (Ed). Efetividade da ação: pensar a cena contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Gramma, 2018.
CASTRO, Eduardo Viveiros de; DANOWSKI, Deborah. Há Mundo por Vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Instituto Socioambiental (ISA) e Cultura e Barbárie Editora, 2014.
CORBIN, Henry. Creative Imagination in the Sufism of Ibn’Arabi. Princeton: Princeton University Press, 2014.
CUBAS, Tamara; MENDONÇA, Carolina; ROLNIK, Suely. El próximo instante es el desconocido. NIDO 2022 – Encuentro Internacional de Artes Vivas, 2022. Disponível em: <https://campoabierto.uy/nido2022/>. Acesso em: 28 out. 2023.
CUNHA, Maria Manuela Ligeti Carneiro da. Cultura com aspas: e outros ensaios. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Sociología de la imagen: miradas ch’ixi desde la historia andina. Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.
DALGALARRONDO, Luísa Jacques de Moraes. Anatomia Imaginada: imaginação na construção do corpo nas artes da cena. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
FELINTO, Renata. Site de Renata Felinto. Performance Brunch para Exu, 2013. Disponível em: <https://renatafelinto.wordpress.com/brunch-para-exu/>. Acesso em: 2 out. 2023.
FREUD, Sigmund. Freud 1900 - Obras completas volume 4: A interpretação dos sonhos. Companhia das Letras: São Paulo, 2016.
GUZZO, Marina. Paisagem Encantada de Lia Rodrigues. Portal MUD, 2022. Disponível em: <https://portalmud.com.br/portal/ler/paisagem-encantada-de-lia-rodrigues>. Acesso em: 28 out. 2023.
INSIGNARES, Catalina; MENDONÇA, Carolina. Terreno Inútil. Beursschouwburg, 2020. Disponível em: <https://www.beursschouwburg.be/en/events/useless-land/>. Acesso em: 28 out. 2023.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MARTIN, Gerald. A narrativa latino-americana (1920-1990). In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina - A América Latina após 1930: Ideias, cultura e sociedade. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: EDUSP, 2011, v. 8.
MOMBAÇA, Jota. Así desaparecemos. YouTube, 25 de outubro de 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Be6a64-paQk>. Acesso em 2 de outubro de 2023.
NAGEL, Thoms. Como é ser um morcego? (1974). Revista da abordagem gestáltica, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 109-115, jul. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672013000100014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 dez. 2023.
QUILICI, Cassiano S. Antonin Artaud: teatro e ritual. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2004.
RODRIGUES, Lia. Site Lia Rodrigues Companhia de Danças, 2022. Encantado, Programa Temporada Maré 2022. Disponível em: <http://www.liarodrigues.com/styled-6/styled-52/index.php>. Acesso em: 13 dez. 2023.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Encantamento. Rio de Janeiro: Mórula, 2020.
SIMONDON, Gilbert. Imaginación e Invención. Buenos Aires: Cactus, 2013.
SOUZA, Laura de Mello. O Diabo e a Terra de Santa Cruz. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SZTUTMAN, Renato. Um Livro Sonhado. Prefácio. In: Hanna Limulja. O Desejo dos Outros: uma etnografia dos sonhos Yanomami. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
WERÁ, Kaká. O Poder do Teatro e as Táticas de Resistência. In: PARDO, Ana Lúcia (Org.). Teatralidades do Humano. São Paulo: Edições SESC, 2011, p. 68-76.
ZAMARIOLA. Paola Lopes. Desplazamientos desde abajo: contextos de investigação e criação das cenas latino-americanas. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Conceição/Conception