Banner Portal
Em busca do segredo da flor: meu aprendizado de Orissi entre Brasil, Itália e Índia
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Dança clássica indiana orissi. Teatro Tascabile di Bergamo. Formação do ator.

How to Cite

DUARTE, Priscila. Em busca do segredo da flor: meu aprendizado de Orissi entre Brasil, Itália e Índia. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 41–54, 2015. DOI: 10.20396/conce.v4i1.8647673. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647673. Acesso em: 17 aug. 2024.

Abstract

O texto apresenta o percurso da autora no aprendizado da dança clássica indiana Orissi, no período em que foi aluna-atrizno Teatro Tascabile di Bergamo, na Itália, e da mestra dedança clássica indiana Orissi, guru Aloka Panikar, na Índia. No texto, de inspiração autoetnográfica, a autora busca refletirsobre aspectos da formação do ator, dentro de uma perspectivanão acadêmica e transcultural.
https://doi.org/10.20396/conce.v4i1.8647673
PDF (Português (Brasil))

References

ALMEIDA, Miguel Vale de. O Atlântico pardo: Antropologia colonial e o caso “lusófono” In: BASTOS, C.; ALMEIDA, M. V.; FELDMAN-BIANCO, B. (orgs.). Trânsitos coloniais: Diálogos críticos Luso Brasileiros. Lisboa: ICS, 2002.

ANTZE, Rosemary J. Exemplos orientais. In: BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Org.). A arte secreta do ator: Um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

BHARUCHA, Rustom. Somebody’s other. Disorientatios in the cultural politics of our times. In: PAVIS, P. The Intercultural Performance reader. London/New York: Routlege, 1996.

BARBA, Eugenio. La canoa di carta. Trattato di Antropologia Teatrale. Bologna: Il Mulino, 1993.

BARBA, Eugenio. Teatro: Solidão, Ofício, Revolta. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Org.). A arte secreta do ator: Um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

BARBIERO, Tiziana. La via dell’India – 5. Tiziana Barbiero In: VESCOVI, Renzo. Scritti dal Teatro Tascabile. A cura di Mirella Schino. Roma: Bulzoni, 2007.

BARROS, M. de. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

CALCATERRA, Luigia. La via dell’India – 3. Luigia Calcaterra. In: VESCOVI, Renzo. Scritti dal Teatro Tascabile. A cura di Mirella Schino. Roma : Bulzoni, 2007.

DUARTE, Priscilla. Caderno de trabalho n° 1. 1985.

DUARTE, Priscilla. Caderno de trabalho n° 2. 1989 – 1994.

DUARTE, Priscilla. Caderno de trabalho Índia. 1989 – 1990.

DUARTE, Priscilla de Q. O treinamento do ator: do corpo como instrumento ao corpo como experiência. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Belas Artes – Universidade Federal de Minas Gerais.

GOMES, Ricardo. Kathakali vesham – l’apprendistato dell’attore Kathakali. 2007. Tese (Dottorato in Storia, Teoria e Tecnica del Teatro e dello Spettacolo) – “La Sapienza”. Università degli Studi di Roma. Roma, 2007.

GROTOWSKI, Jerzy; FLASZEN, Ludwik. Exercícios. In: O Teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959 -1969. São Paulo: Perspectiva/SESC-SP/Fondazione Pontedera, 2001.

GROTOWSKI, Jerzy; FLASZEN, Ludwik. A voz. In: O Teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959 -1969. São Paulo: Perspectiva/SESC-SP/Fondazione Pontedera, 2001.

GROTOWSKI, Jerzy. Para um teatro pobre. Organização de Eugenio Barba. Brasília: Caleidoscópio/Dulcina, 2011.

GOSH, Manomohan. (Trans.). The Natyasastra. Calcutta: Manisha Granthalaya, 1995.

HEIDEGGER, Martin. De camino al habla. Barcelona : Ediciones del Serbal, 1987. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

KHOKAR, Ashish. Guru Aloka Panikar: Orissi Odyssey – The Dance History Column. Narthaki. Bangalore, jan. 4, 2011. Disponível em: http://www.narthaki.com/info/tdhc/tdhc25.html Consultado em: 20/07/14.

KHOKAR, Ashish; KHOKAR, Mohan. The dance Orissi. New Delhi: Bhinav, 2011.

KOTHARI, Sunil. New directions in Indian dance. Mumbai: Marg, 2003.

LISPECTOR, Clarice. Notas sobre dança hindu. In: Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1978.

MORIN, Edgar. Para um pensamento do sul. In: Para um pensamento do sul: diálogos com Edgar Morin. Rio de Janeiro: SESC Departamento Nacional, 2011.

NAIR, Appukuttan.; PANIKER, Ayyappa. Kathakali The Art of the Non-wordly. Mumbai: Marg, 2009.

OIDA, Yoshi. O ator invisível. Colaboração de Lorna Marshall. São Paulo: Beca produções Culturais, 2001.

RANGACHARYA, Adya. The Natyasatra – English Translation with Critical Notes. New Delhi: Munshiram Manoharlal, 2003.

RAUT, Madhumita. Odissi: What, Why & How. New Delhi: B.R. Rhythms, 2007.

SCHINO, Mirella. Introduzione. In: VESCOVI, Renzo. Scritti dal Teatro Tascabile. A cura di Mirella Schino. Roma: Bulzoni, 2007.

SAVARESE, Nicola. Le Reincarnazioni de Sakuntala – Primi contatti con i teatri d’Asia tra Illuminismo e Romanticismo. 7. Teatri in India In: SAVARE, N. Teatro e spettacolo fra Oriente e Ocidente. Roma-Bari : 1992.

VESCOVI, Renzo. Scritti dal Teatro Tascabile. A cura di Mirella Schino. Roma: Bulzoni, 2007.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.