Banner Portal
Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Terecô: dinâmicas de transformação
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Terecô.

How to Cite

CÁLIPO, Nara; RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Terecô: dinâmicas de transformação. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 23–36, 2013. DOI: 10.20396/conce.v2i2.8647700. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647700. Acesso em: 27 jul. 2024.

Abstract

Este artigo traz uma compilação dos dados apreendidos e elaborados em pesquisa de campo na manifestação religiosa agrária denominada Terecô sob a perspectiva do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Aborda alguns desdobramentos do processo criativo instaurado no método em questão à partir das pesquisas de campo citadas.

https://doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647700
PDF (Português (Brasil))

References

ASSUNÇÃO, L. O reino dos Mestres. A tradição da jurema na Umbanda Nordestina. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

AUGRAS, M. O Duplo e a Metamorfose: A Identidade Mítica nas comunidades Nagô. 2ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BASTOS, A. Os cultos Mágico-Religiosos no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1979.

CÁLIPO, N. M. Coabitares no corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete: as mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu e seu Terecô. 2012. 143p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

FERRETTI, M. Desceu na Guma: o caboclo do tambor-de-mina no processo de mudança de um terreiro de São Luís – A Casa Fanti-

Ashanti. São Luís: Sioge, 1993.

FERRETI, M. Terecô, a linha de Codó. In: PRANDI, R. (org.) Encantaria Brasileira: O Livro dos Mestres, Caboclos e Encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

FERRETI, M. Pajelança do Maranhão no Século XIX: o processo de Amélia Rosa. São Luis: CMF/FAPEMA, 2004.

FIGUEIREDO, N. & SILVA, A. V. Festas de Santos e Encantados. Belém: Academia Paraense de Letras, 1972.

PRANDI, R.; SHAPANAN F. Entre Caboclos e Encantados – Mudanças recentes em cultos de caboclo na perspectiva de um cefe de terreiro. In: PRANDI, R. (org.) Encantaria Brasileira: O Livro dos Mestres, Caboclos e Encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

PRANDI, R.; SOUZA, P. R. Encantaria de Mina em São Paulo. In: PRANDI, R. (org.) Encantaria Brasileira: O Livro dos Mestres, Caboclos e Encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

PRANDI, R.; VALLADO, A.; SOUZA, A.R. Candomblé de Caboclo em São Paulo. In: PRANDI, R. (org.) Encantaria Brasileira: O Livro dos Mestres, Caboclos e Encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processos de Formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. (Reedição 2005).

RODRIGUES, G. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador- Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

RODRIGUES, G. As Ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal (ISBN:9788599688120). UNICAMP. Campinas,SP. 2010. http/www.fef.unicamp.br/hotsites/imagemcorporal2010/cd/anais/trabalhos/portugues/Area3/ IC3- 28.pdf

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.