Banner Portal
Ensino de dança no Rio Grande do Sul: um breve panorama.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Escola. Docência. Dança.

How to Cite

CORRÊA, Josiane Franken; NASCIMENTO, Flávia Marchi. Ensino de dança no Rio Grande do Sul: um breve panorama. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 53–68, 2014. DOI: 10.20396/conce.v2i2.8647702. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647702. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

O artigo trata do ensino da dança no Estado do Rio Grande do Sul, de modo a analisar algumas iniciativas que contribuíram para a expansão do interesse pela dança na escola neste contexto e que, consequentemente ampliou a produção de conhecimento no que se refere à dança e à educação.

https://doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647702
PDF (Português (Brasil))

References

ALVARENGA, Arnaldo. As muitas danças do Brasil: uma reflexão histórica. In: NORA, Sigrid. Húmus 3. Caxias do Sul: Lorigraf, 2007. p. 59-70.

AQUINO, Dulce. Dança e Universidade – Desafio à Vista. In: Lições de Dança, Rio de Janeiro, v. 3, p. 37-51, 2001.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. Tradução Marina Appenzeller. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. 130 p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 116 p.

GONÇALVES, Thaís. Dança e ensino na contemporaneidade: desafios ao artista-docente. In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre. Memória Abrace Digital – Anais da VI Reunião Científica da ABRACE, 2011.

MARQUES, Isabel A; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PORTAL DA CASA CIVIL. Lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1 Acesso em: 01 out. 2013.

PORTAL DA CASA CIVIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 31 jul. 2012.

PORTAL DA CASA CIVIL. Lei de Regulamentação das Profissões de Artistas e de técnico em Espetáculos de Diversões. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6533.htm Acesso em: 19 set. 2013

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Referencial Curricular. Lições do Rio Grande: linguagens códigos e suas tecnologias, artes e educação física. Vol II. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ Acesso em 20 set. 2012.

STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.

VALLE, Flávia Pilla do; HAAS, Aline Nogueira. Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa. Revista da Fundarte, v. 1, p. 22-25, 2011.

XAVIER, Jussara. Tempos, espaços e movimentos da dança em Santa Catarina. In: PEREIRA, Roberto; MEYER, Sandra; NORA, Sigrid (Orgs.). Seminários de Dança – Histórias em Movimento: biografias e registros em Dança. Caxias do Sul: Lorigraf, 2008. p. 147-156.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.