Banner Portal
A Trama de Memória Inscrita no Corpo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Teatro

How to Cite

MERLINO, Maria Lúcia; QUILICI, Cassiano Sydow. A Trama de Memória Inscrita no Corpo. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 93–104, 2013. DOI: 10.20396/conce.v2i2.8647704. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647704. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

As práticas da educação somática1 privilegiam a experiência subjetiva da corporeidade, constituindo-se como um campo de conhecimento relativamente recente, ainda em processo de construção. Apesar de muitas destas práticas utilizarem em sua base o conhecimento anatômico e neuro-fisiológico, elas não operam com formas de leitura e intervenção num corpo que é observado “de fora”.
https://doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647704
PDF (Português (Brasil))

References

BERGSON, H. Memória e Vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BERTHOZ, A. Le sens du Mouvement. Paris: Odile Jacob, 1996.

BERTHOZ, A. La simplexitè. Paris: Odile Jacob, 2009.

DAMÁSIO, A. Em busca de Espinosa – prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das letras, 2004.

DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

DEWEY, J. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FEITIS, R. Ida Rolf fala sobre Rolfing e realidade física. São Paulo: Summus Editorial, 1994

GIBBS, R.; LENZ, P.; FRANCOZO, E. Metaphor is grounded in embodied experience. Journal of Pragmatics, 36, pp 1189-1210, 2004. Acessado em www.sciencedirect.com no dia 09/06/2012.

GIBSON, J. The senses considered as perceptual systems. Boston: Hougton-Mifflin, 1966.

GODARD, Hubert. Reading the Body in Dance – A Model. Rolf Lines, october 1994:36-41. Rolf Institute, 1994.

GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. In: SOTER, S; PEREIRA, R. (orgs) Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: Univercidade, 1995.

GODARD, Hubert. Entrevista concedida à Lucia Merlino. França, Paris, 2013.

JOHNSON, D. H. Bone, Breath & Gesture: Practices of Embodiment. Berkeley: North Atlantic Books, 1995.

JOHNSON, M. The Meaning of the Body: aestetics of human understanding. Chicago: The University of Chicago Press, 2007.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2002, n.19, pp. 20-28. disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n19/n19a03.pdf acesso em 29 ago 2011.

LEONARDELLI, Patrícia. A memória como recriação do vivido: um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 2008

MAITLAND, J. Spacious Body: Explorations in Somatic Ontology. Berkeley: North Atlantic Books, 1996.

ROLF, I. Rolfing: A Integração das Estruturas Humanas, trad. Marylene P. Michael. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1990.

ROLNIK, S. Olhar cego. Entrevista com Hubert Godard. Para a exposição “Lygia Clark, do objeto ao contecimento: projeto de ativação de 26 anos de experimentação corporal.” Paris, 21 de julho de 2004.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. São Paulo: Artmed, 1985.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.