Banner Portal
Sobre os limites do corpo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Corpo. Dança. Dança pós-moderna. Trisha Brown. Criação.

How to Cite

ICLE, Gilberto; ROSA, Tatiana Nunes da. Sobre os limites do corpo. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 14–29, 2012. DOI: 10.20396/conce.v1i1.8647723. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647723. Acesso em: 22 jul. 2024.

Abstract

Este texto procura sintetizar algumas formulações em dança para circunscrever a noção de corpo sem limites. São problematizadas as relações entre a criação em dança e a própria escrita como poética. Apresentam-se elementos oriundos da dança pós-moderna americana, em especial, do trabalho de Trisha Brown, que corroboram para a ideia de um corpo sem limites definidos. Discorre-se, ainda, sobre o conceito operacional de corpo algodãozado, proveniente de práticas poéticas em dança e ferramenta para pensar outras possibilidades teórico-práticas para o corpo. Assim, desenham-se relações entre corpo, sujeito e cultura, na companhia de diversos autores, em particular de Michel Foucault e José Gil.
https://doi.org/10.20396/conce.v1i1.8647723
PDF (Português (Brasil))

References

ALEXANDER, F. Matthias. O uso de si mesmo. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

DESIKACHAR, T. K. V. O Coração do Yoga. São Paulo: Jaboticaba, 2007.

FERNANDES, Ciane. InterAções Intersticiais: O Espaço do Corpo do Espaço do Corpo. In: MEDEIROS, Maria Beatriz de; MONTEIRO, Marianna F. M. (Org.). Espaço e Performance. 1. ed. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília, 2007, v. I, p. 27-48.

FORTIN, Sylvie. Dancing on the Möbius Band. In: Papers from Laban Research Conference. 19 July 2003. Martin Hargreaves, ed. Londres: Laban Centre, 2003, p. 3-10.

FORTIN, Sylvie. Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança. Pró-Posições. UNICAMP, vol. 9, no 2, junho de 1998, p. 79- 93.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Vega, 2000a, p. 129- 60.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática de liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Ditos & Escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 264-87.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006b.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2008.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud e Marx. In: FOUCAULT, Michel. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Ditos & Escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000b, p. 20-55.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a, p. 264-298.

GIL, José. Metamorfoses do Corpo. 2a ed. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.

GIL, José. Movimento total. São Paulo: Iluminuras, 2004.

GOLDBERG, Marianne. Trisha Brown. In: BREMSER, Martha. (org.) Fifty contemporary choreographers. 1 ed. London : Routledge, 1999. 223 p. p.37-42.

LEPECKI, André. Desfazendo a fantasia do sujeito (dançante): ‘Still acts’ em The Last Performance de Jérôme Bel. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Sílvia (org.). Lições de dança 5. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2005, p. 11- 26.

NOVACK, Cynthia. Sharing the dance: contact improvisation and American culture. Madison: The University of Wisconsin Press, 1990.

NUNES, Sandra Meyer. O corpo do ator em ação. In: GREINER, Christine e AMORIM, Claudia (org.). Leituras do Corpo. São Paulo: Annablume, 2003, p. 119-136.

PAREYSON, Luigi. Estética. Teoria da formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

RAINER, Yvonne. A Woman Who...Essays, Interviews, Scripts. Baltimore & London: PAJ Books, 1999.

ROSA, Tatiana Nunes da. A Pergunta sobre os Limites do Corpo como Instauradora da Performance: propostas poéticas – e, portanto, pedagógicas – em dança. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Educação. Orientação: Prof. Gilberto Icle. Dissertação de Mestrado. Mestrado e Educação, 2010.

SASTRE, Cibele. Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, 2009.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies. An introduction. London and New York: Routledge, 2002.

WHEELER, Mark. Surface to experience: oriental influence on modern dance. Somatics. Magazine-Journal of the bodily arts and sciences. Vol. 4, Autumn/Winter, 1987-1988, n° 3, p. 13-19.

WILES, David. A Short History of Western Performance Space. Cambridge: Cambridge U.P., 2003.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.