Banner Portal
Identidades em multidimensão
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Patrimônio Cultural Intangible. Identidade. Performance.

How to Cite

VILAS, Paula. Identidades em multidimensão. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 59–74, 2012. DOI: 10.20396/conce.v1i1.8647727. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647727. Acesso em: 3 jul. 2024.

Abstract

O artigo discute o perfil do pesquisador no campo constituído pela interrelação entre patrimônio cultural intangível e perfomance dialogando com vários autores antropólogos e pesquisadores em artes. Apresenta a noção de produção de identidade multidimensionalidade, a partir da dimensão do corpo simbólico socializado na mesma ordem social a qual respondem as performances. Assim podem ser compreendido o patrimônio alem da noção de resistência, como fonte vital e vitalizante.

https://doi.org/10.20396/conce.v1i1.8647727
PDF (Português (Brasil))

References

CAILLOIS, Roger (1988). O Homem e o Sagrado. Lisboa: Editora 70.

CARPENTIER, Alejo (1984). Del folklorismo musical. Em: GOMEZ GARCÍA, Zolia (org.), Ese músico que llevo adentro. La Habana: Arte y Literatura.

CARPENTIER, Alejo (1994). Temas de la Lira y del Bongo. La Habana: Editorial Letras Cubanas.

CARVALHO, José Jorge de (2002). Las Culturas Africanas en Iberoamérica – lo negociable y lo innegociable. Em: Série Antropologia, 311, Brasília, UnB2002.

CARVALHO, José Jorge de (2004). Metamorfoses das tradições performáticas afro-brasileiras: de patrimônio cultural a indústria do entretenimento. Em: LONDRES, Cecília (org.), Celebrações e saberes da cultura popular: pesquisa, inventário, critica, perspectivas, pp. 65-83. Rio de Janeiro: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Brasília: CNFCP, FUNARTE-IPHAN.

HALL, Stuart (1999). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

HALL, Stuart (2000). Quem precisa da identidade? Em: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) Identidade e Diferença - A perspectiva dos Estudos Culturais. pp. 103-133. Petrópolis: Vozes.

HUIZINGA, Johan (1993). Natureza e Significado do Jogo como Fenômeno Cultural. Em: HUIZINGA, Johan, Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva.

LONDRES, Cecília (2004). “Patrimônio e performance: uma relação interessante”. Em: TEIXEIRA, João Gabriel (org.), Patrimônio imaterial, performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília: ICS/UnB.

MARTIATU, Inés María (2000). El Rito como Representación: Teatro Ritual Caribeño. La Habana: Ediciones Unión.

MARTINS, Leda Maria. (1995). A Cena em Sombras. São Paulo: Ed. Perspectiva.

MIGNOLO, Walter (2003). Histórias locais / Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: UFMG.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca (1997). Bailarino, Pesquisador, Interprete – Processo de Formação. Rio de Janeiro: Funarte.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca (2003). O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: Reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Tese de Doutorado em Artes, UNICAMP. Campinas/SP.

TRAVASSOS, Elizabeth (1997). Os Mandarins Milagrosos. Arte e Etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Funarte, Jorge Zahar.

TRAVASSOS, Elizabeth (2000). Modernismo e Música Brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

TRAVASSOS, Elizabeth (2004). Recriações contemporâneas dos folguedos tradicionais; a performance como modo de conhecimento da cultura popular. Em: TEIXEIRA, João Gabriel (org.), Patrimônio imaterial, performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília: ICS/UnB.

VILAS, Paula Cristina (2008) Vozes entre Festas. A performance vocal entre a etnografia e a cena. Claudia Neiva de Matos (org.) Palavra Cantada Ensaios Poesia Musica e Voz. Rio de Janeiro: 7letras

VILAS, Paula Cristina. (2010). A Voz dos Quilombos: na senda das vocalidades afro-brasileiras. Um Tigre na Floresta de Símbolos. Edimilson de Almeida Pereira (org.)

VILAS, Paula Cristina (2007) Vozes entre Festas. Vocalidades entre o trabalho de campo e a produção vocal em cena. PPGAC UFBA Salvador 2007

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.