Banner Portal
Fronteira, biografia – biogeografias – como episteme descolonial para (trans)bordar corpos em artes da cena
PORTUGUÊS
PDF (English)

Palavras-chave

Fronteiras. Biogeografias. Estética bugresca.

Como Citar

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Fronteira, biografia – biogeografias – como episteme descolonial para (trans)bordar corpos em artes da cena. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 142–157, 2018. DOI: 10.20396/conce.v7i1.8648471. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648471. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A arte no ocidente está assentada na colonialidade edificada na matriz de poder com pretensões universalistas. Teorias/teóricos ainda tratam das produções artísticas brasileiras como as produzidas na Europa ou Estados Unidos: importando e aplicando conceitos dos “centros no ocidente”. Este trabalho quer discutir, como proposta descolonial para corpos artísticos brasileiros, uma opção outra de estética – Estética Bugresca – que oportunize descolonizar corpos artísticos biogeográficos de lugares fora do contexto ocidental dos discursos hegemônicos na arte e na cultura.

https://doi.org/10.20396/conce.v7i1.8648471
PORTUGUÊS
PDF (English)

Referências

ANZALDÚA, Gloria. Bordelands/La frontera: the new mestiza. São Francisco: Aunt Lute Books, 2007.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. “Paisagens biográficas — Imagens pós-coloniais — Retratos culturais”. In: Grau Zero — Revista de Crítica Cultural, do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas: Fábrica de Letras, v. 1, n. 1, jan./jun. 2013, p. 249-278.

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. “Biogeografias ocidentais/orientais: (i)migrações do bios e das epistemologias artísticas no front”, In: Cadernos de Estudos Culturais: Ocidente/Oriente: migrações. V. 5, n. 15. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2016. P. 97-144.

BRANDÃO, Luis Alberto; MARQUEZ, Renata. “Certa Geografia”. In: HISSA, Cássio E. Viana. (Org.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p. 151-168. (Humanitas).

GROSFOGUEL, Rámon. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: Eurozine, pp. 1-24. Disponível em: http://www.eurozine.com/articles/2008-07-04-grosfoguel-pt.html. Acesso em: 8 de outubro de 2014.

MIGNOLO, Walter. El vuelco de la razón: diferencia colonial y pensamiento fronterizo. 1ª ed.. Buenos Aires: Del Signo, 2011.

MIGNOLO, Walter. Primera parte: Lo nuevo y lo decolonial. In: GÓMEZ MORENO, Pedro Pablo. Estéticas y opción decolonial/Pedro Pablo Gómez, Walter Mignolo. -- Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012, pp. 20-47.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia Epistémica (II), Pensamiento Independiente y Libertad De-colonial. In: Otros logos: Revista de Estudios Críticos. Centro de Estudios y Actualización en Pensamiento Político, Decolonialidad e Interculturalidad. Universidad Nacional del Comahue. Año I. Nro. 1, 2010, pp. 8-42. Disponível em: http://www.ceapedi.com.ar/otroslogos/Revistas/0001/Mignolo.pdf Acesso em: 25 de julho de 2013.

ORTEGA, Francisco; ZORZANELLI, Rafaela. Corpo em evidência: a ciência e a redefinição do humano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. (Coleção contemporânea: Filosofia, lietaratura e artes).

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; RIBEIRO, Guilherme. Partilhando versões sobre ciência e política. In: HISSA, Cássio E. Viana. (Org.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p. 197-216. (Humanitas).

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. (Humanitas).

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.