Banner Portal
A tecnologia como elemento transversal da cena
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
PDF

Keywords

Performance. Tecnologia. Academia.

How to Cite

OLIVEIRA, Camila; FORNACIARI, Christina Gontijo. A tecnologia como elemento transversal da cena. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 69–91, 2018. DOI: 10.20396/conce.v7i1.8648610. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648610. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Este artigo propõe a mirada para a tecnologia como elemento transversal nas artes da cena (especificamente, a performance) por meio do mapeamento de eventos, espaços e artistas mineiros que fazem performance por distintas abordagens, porém atravessados pelo uso da tecnologia. Será identificada também a transversalidade da tecnologia no ambiente acadêmico das artes cênicas, mediante um levantamento qualitativo e quantitativo de sua inclusão em ementas ou projetos/linhas de pesquisa dos cursos de graduação em dança e teatro, em Minas Gerais.

https://doi.org/10.20396/conce.v7i1.8648610
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
PDF

References

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª Edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bossi; revisão da tradução e tradução dos novos textos Ivone Castilho Benedetti. – 5ª Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ABIORANA, Dângela Nunes. Ciber: Cultura, Arte, Tecnologia In: V World Congress on Communication and Arts. Guimarães, PORTUGAL. April 15 - 18, 2012. pp. 411-415.

ARRUDA, C. L. R.. As artes no ensino superior: entre a razão e a paixão. Pro-Posições vol.23 nº.1. Campinas Jan./Apr. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000100015> Acesso em: 15 de abril de 2016.

Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: <http://www.catalogo.ufv.br/interno.php?curso=DAN&campus=vicosa&complemento=BAC> Acesso em: 06 mar. 2017.

Casa Perpendicular. Disponível em: <https://www.facebook.com/clubeperpendicular/?pnref=about.overview> Acesso em: 08 mar. 2017.

Cursos de Dança, Performance e Ensino. Disponível em: <https://www.facebook.com/CursosDancaPerformanceEnsino/?ref=br_rs> Acesso em: 08 mar. 2017.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs. v.1. Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras, 1995.

Festival de Artes do Corpo (FAC). Disponível em: <http://www.artesdocorpo.com/p/i-fac.html> Acesso em: 06 mar. 2017.

FERREIRA, Ângela Maria Gonçalves. Pesquisa em arte ou pesquisa com arte? Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 14, n. 1, p. 19-26, jan./jun. 2014.

Festival de Performance BH Disponível em: <https://www.facebook.com/Festival-de-Performance-BH-143190099086662/?ref=br_rs> Acesso em: 06 mar. 2017.

FORNACIARI, Christina Gontijo. Corpo potência: política e tecnologia na performance contemporânea. 2014. 251 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2014.

Funarte MG é palco de Festival de Performance

Disponível em:: http://www.funarte.gov.br/funarte/funarte-mg-e-palco-de-festival-de-performance/#ixzz4dCzbzGae Acesso em: 31 mar. 2017.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Graduação em Dança da Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: <http://www.iarte.ufu.br/dan%C3%A7a/fichas-dos-componentes-curriculares> Acesso em: 08 mar. 2017.

Graduação em Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.eba.ufmg.br/graduacao/teatro/?page_id=20> Acesso em: 08 mar. 2017.

Graduação em Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/teatro/ementas_-_planos_de_aula.php> Acesso em: 08 mar. 2017.

Graduação em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia Disponível em: <http://www.iarte.ufu.br/teatro/fichas-dos-componentes-curriculares> Acesso em: 08 mar. 2017.

KASTRUP, Virginia. PASSOS, Eduardo, ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade / orgs. Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. – Porto Alegre: Sulina, 2015.

Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Disponível em: <http://deart.ifac.ufop.br/> Acesso em: 08 mar. 2017.

Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.eba.ufmg.br/graduacao/Danca/Ementas.pdf >Acesso em: 08 mar. 2017.

Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: <http://www.catalogo.ufv.br/interno.php?curso=DAN&campus=vicosa&complemento=LIC> Acesso em: 08 mar. 2017.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2001.

TASSIS, Christiane. Memorial Minas Gerais Vale: o espaço vivo da cultura mineira ano 2013. Tradução de Sérgio Penna – Belo Horizonte: Rona Editora, 2014.

Manifestação Internacional de Performance (MIP). Disponível em: <http://www.ceiaart.com.br/br/mip3> Acesso em: 06 mar. 2017.

MONTEIRO, Rodrigo dos Santos. Fios que se conectam: a dança e a universidade como agentes que (se) movem. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 14, n.1, p.9-18, jan./jun. 2014.

MOURA, C. B.; HERNANDEZ, A. Cartografia como método de pesquisa em arte. In: Seminário de História da Arte - Centro de Artes - UFPel, 2012. Disponível em:<http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/viewFile/1694/1574>. Acesso em: 02 de novembro de 2015.

Performance BH. Disponível em: <https://www.facebook.com/PerformanceBh/?ref=br_rs> Acesso em: 06 mar. 2017.

Performance Urbana. Disponível em: <https://www.facebook.com/performanceurbana/?ref=br_rs> Acesso em: 06 mar. 2017.

Perfura Ateliê de Performance. Disponível em: http://perfuraateliedeperformance.blogspot.com.br/ Acesso em: 28 mar. 2017.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea / Michel Rush; tradução Cassia Maria Nasser; revisão da tradução Marylene Pinto Michael. – São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SANTOS, Ana Luísa. ROLLA, Marco Paulo. LARSEN, Nathalia. Outra presença In: Outra Presença. Org. Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2014.

SANTOS, José Mário Peixoto. Breve Histórico da “Performance Art” no Brasil e no Mundo. Revista Ohun, ano 4, n. 4, p. 1-32, dez 2008.

Vespa Vibice Disponível em: <https://www.facebook.com/vespavibice> Acesso em: 06 mar. 2017.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.